É DIA DE OFICINA DE ESCALADA NA ESTILO!

By | EX-TILO | No Comments

Um jovem com conhecimento no assunto vem até a Estilo para passar um pouco de seus saberes. Ao pisar no Quintal, ele olha para as paredes como se já as tivesse escalado e observa as árvores como se soubesse quais são os galhos ideais para aplicar um de seus nós. Mas é claro! Ele já subiu nessas paredes e escalou essas árvores! Agora no Ensino Médio, Felipe Ávila é um Ex-tilo dos primórdios da Escola.

Na Oficina, mostra cordas, mosquetões, apresenta nós… Brinca à vontade como professor, onde sempre foi estudante. E os atuais estudantes e professores o observam com concentração. Aprendem e se divertem.

Assim passamos essa gostosa manhã de quinta-feira: brincando de escalar montanhas e alcançar cumes, de nos equilibrarmos em cordas que cruzam o vale, de sermos escaladores e escaladoras prontos para qualquer desafio!

Obrigado, Felipe!

André Bevilacqua e Franco Sciarra

A ESTILO SEMPRE FOI FEITA DE CORAÇÕES…

By | EX-TILO | No Comments

… de pegadas, de marcas, de inspirações daqueles que passaram por aqui. Aprendemos e temos nos tornado uma escola dos nossos sonhos porque nos abrimos para cada estudante, para cada criança. Suas ideias, seus pensamentos, suas disponibilidades, suas críticas, colocações, fizeram-nos mais atentos aos seus movimentos, suas vontades, desejos, aflições. Nosso currículo tem a cara de cada um de nossos estudantes.

Por isso, como um movimento de profunda GRATIDÃO, criamos um espaço chamado: Ex-tilo. Um espaço para todos e todas que por aqui passaram. Realizaremos diversos trabalhos com os nossos ex-estudantes – que hoje são jovens – para que esse espírito, daquele começo de projeto de escola, do dia-a-dia de quem viveu anos conosco, não se perca no tempo. Eles e elas são a nossa essência! A nossa memória viva!

Com muito orgulho, inauguramos esse trabalho em nosso Arraial! Em breve, teremos mais novidades!

Um abraço carinhoso,

Marcelo Cunha Bueno

Diretor Pedagógico da Estilo de Aprender

NOSSAS EX-ESTUDANTES TAMBÉM PARTICIPARAM DA DORMIDA NA ESTILO!

By | EX-TILO | No Comments

Nossas ex-estudantes estiveram conosco na última Dormida do Fundamental na Estilo! Há mais de dois meses, começaram a se organizar para esse evento! Criaram um grupo virtual para convidar outros e outras ex-estudantes. Cada grupo dormiu em uma sala e elas tinham a sala delas. Ajudaram os professores e professoras no teatro e na nossa balada noturna! Até fizeram uma playlist para animar a festa! No final da noite, lá estavam elas, embaixo da amoreira, como costumavam ficar desde pequenas, como se pudessem voltar naquele tempo. Conversaram até o sol raiar… Tinham a escola só para elas, enquanto todos e todas dormiam.

E como foi bom receber essas meninas, que encheram a nossa noite de encantamento e carinho pela Escola! Sabe, é muito emocionante ver que a nossa história está escrita nesse amor pela memória, na amizade que fica, nas parcerias inesquecíveis, em cada canto desse lugar! Elas são a tinta da nossa escrita, as marcas das nossas intenções, o suporte para seguirmos nesse caminho!

Meninas, vocês foram demais! Famílias das meninas, o carinho de vocês é contagiante!

Obrigado de coração por cultivarem a arte desse encontro, que não acaba!

Marcelo Cunha Bueno

EX-TILO

By | EX-TILO | No Comments

A Estilo é composta de muitos tempos… Tempos passados e tempo presente. Por aqui, se misturam e formam passagens, caminhos abertos repletos de idas e vindas. Formamos, em coletivo, muitas pegadas, marcas e inspirações que nos chegam por aqueles e aquelas que vivem a Estilo agora e por aqueles e aquelas que, um dia, passaram por aqui. Por isso, dizemos que escutar e dar vozes às ideias de cada criança, seus pensamentos, suas disponibilidades, suas colocações, é o que nos fazem presentes em suas autênticas ações/construções no tempo… Por isso, também dizemos que nosso currículo não é apenas uma representação teórica consistente, mas está aberto a múltiplas marcas. O nosso currículo tem, portanto, a cara de cada um dos nossos estudantes e das nossas estudantes!

Na prática, é a partir do espaço que chamamos de “Ex-tilo” que podemos fazer valer narrativas plurais. Desta vez, convidamos a Clara Pires – ex-estudante da Estilo (de 2005 a 2012) e estudante atual do 8º Ano do Ensino Fundamental II – para conversar sobre um tema de seu interesse com o 5º Ano. Clara tem estudado a Pirâmide alimentar e foi esse o assunto escolhido por ela para a aula que preparou.

O encontro, aqui na Estilo, foi muito interessante para todos que estiveram envolvidos. Ver nossos antigos estudantes ganhando mundo, se preparando para oferecer àqueles com quem compartilham a experiência de terem caminhado por todo o Ensino Fundamental I numa mesma escola – que, nesses momentos, se desdobra em tantos outros afetos – é uma experiência intensa para nós. Clara pode contar ao 5o Ano um pouco da sua experiência ao iniciar o Ensino Fundamental II em uma nova escola, experiência da qual se aproximam esses nossos estudantes. Fizemos uma Roda de conversa e Clara foi contando um pouco de si e também de alguns amigos com quem manteve contato: como foram as novas amizades, os professores e atividades curriculares, como acontecem as avaliações, como eles foram traçando seus caminhos nesses novos territórios-escola.

Depois partimos para a aula: munida de suas anotações, Clara explicava o assunto, seus principais conceitos, fazia anotações na lousa e pedia a contribuição dos estudantes nesse seu exercício brincante de ensinar como os professores escolares fazem. Ao final das explicações e conversas, nos contou que havia preparado uma avaliação sobre o conteúdo apresentado: algumas questões de testes e outras dissertativas. Quando todos responderam, ela explicou como seria feita a avaliação, corrigiu cuidadosamente cada uma e anotou devolutivas pessoais sobre o desempenho de cada um dos estudantes, que as recebiam orgulhosos!

Assim construímos espaços-potências, espaços-afetos, sem fronteiras, espaços ENTRE. Entre escolas, entre estudantes, entre experiências, espaços do imprevisível, espaços de ENCONTRO!

Uma voz – Ferreira Gullar

Sua voz quando ela canta
me lembra um pássaro mas
não um pássaro cantando:
lembra um pássaro voando.

Thais Tallo (Coordenadora Pedagógica do Fundamental da Estilo) e

Alice Pecci Jimenez (Professora do 5º Ano)

EX-TILO

By | EX-TILO | No Comments

Queridas e queridos “pra sempre” estudantes da Estilo!

Esse é o nosso espaço virtual de comunicação!

Aqui, postaremos as datas dos nossos eventos para que se inscrevam e participem, ajudando-nos na organização e na dinâmica dos mesmos!

Postaremos, também, algumas datas com aulas e temas específicos, que cada um de vocês pode escolher para vir “dar uma aula” para os nossos estudantes, tanto do Infantil, como do Fundamental.

A cada postagem, leiam bem as regras de participação para verem se podem e querem participar. É importante que verifiquem as datas, as horas de participação, os temas etc., e seria bem legal se vocês conseguissem se mobilizar com outros amigos e amigas da sua antiga sala para que venham trabalhar em duplas ou trios.

A participação será por ordem de inscrição! Você pode se inscrever para todos os eventos, mas chamaremos sempre alguém novo até que a sua vez chegue novamente.

Priorizaremos, também, aqueles e aquelas que participarem dos nossos encontros e reuniões, que acontecerão sempre em horários e dias que não comprometam a dinâmica de estudo de vocês.

Será um baita prazer tê-los por perto!

Sejam todos e todas mais-do-que-bem-vindas-e-vindos!

Marcelo Cunha Bueno