BRINQUEDOS TRAZIDOS DE CASA

A Estilo de Aprender fomenta e valoriza a infância que brinca. Entendemos que a brincadeira é a principal linguagem de comunicação da criança com o mundo e do mundo com a criança. É por meio dessa linguagem que ela expressa plenitude, expansão, liberdade e múltiplas conexões com o meio e com si mesma. Por isso, consideramos que os brinquedos não estruturados, nosso Quintal com árvores, os gravetos e folhas no chão, os caixotes de feira, os tecidos, são possibilidades imaginativas e brincantes infinitas para as crianças!

Todas as nossas atividades, dos Temas às propostas de Quintal, são conduzidas e permeadas pela brincadeira, pelo faz de conta e pela capacidade grandiosa e potente que a criança tem de imaginar… Além disso, valorizamos a interação dos estudantes e das estudantes com os brinquedos da Escola, com os brinquedos que “não é meu ou seu”, mas NOSSO. Brinquedos que não determinam uma condição a priori na dinâmica da brincadeira: pela posse ou pela proposta já imposta pelo brinquedo, o famoso objeto que brinca sozinho. Brinquedos que ganham sentido coletivo, democrático e de todos e todas que por esse espaço circula.

Somos críticos e críticas também à relação de consumo e infância, bastante potencializada nos dias de hoje e com apelo para o consumo de brinquedos cada vez mais caros e cada vez mais compactados.

Por todos estes motivos, temos uma dinâmica especial para os brinquedos trazidos de casa. Organizamos um dia da semana em cada Grupo da Educação Infantil (G3, G4 e G5) para que possam trazer seus brinquedos de casa. Nesse dia, pedimos que só venham brinquedos que possam ser compartilhados, que não sejam caros, que fujam dos estereótipos trazidos pelos super-heróis, princesas e afins e que, inclusive, pois isso acontece, possam ser esquecidos na escola, sem causar prejuízos e outras preocupações às crianças. Eles e elas estão aprendendo a se organizar, e as responsabilidades devem ser do tamanho que conseguem bancar, certo?

Os outros dias serão dedicados às brincadeiras trazidas pelas professoras e pelos professores da Estilo, por meio dos nossos brincares, brinquedos, estruturados ou não. Esse novo formato ajudará os estudantes e as estudantes, que estão em pleno exercício da autonomia, a se auto-organizarem com seus pertences (não só seus brinquedos, mas suas roupas, materiais, objetos de higiene pessoal) e com as suas relações.

Os professores e professoras de cada Grupo organizarão o melhor dia da semana e acordarão com os estudantes e as estudantes no início do ano.