CARTOGRAFIAS DE AFETOS

O espaço da escola é a construção estética e ética daquilo que entendemos do mundo. Uma possibilidade da reinvenção de um gesto, de um corpo. Antigamente, o espaço da escola acomodava e simplificava o conhecimento apenas à cabeça, amortizando o corpo inteiro, localizando-o apenas no intelecto. Mas nós entendemos que o espaço da escola não está só marcado na forma como circulamos e que, dentro dele, é possível alinhar desejo, vontade, sonho, possibilidade.
 
O espaço da Estilo é pensado para que todos os sentidos da criança sejam despertados na medida em que ela entra na escola. Os afetos, as imagens, a luz, a sensibilidade visual, sonora, a música, os aromas, o calor das coisas… tudo provoca uma relação com o aprendizado que transcende o lado intelectual. Para nós, o espaço é o deslocamento dessa ideia de que a inteligência está localizada apenas no cérebro, na mente.
 
O espaço é um convite para uma dança. Um movimento-baile entre os estímulos externos que recebemos e a maneira como assimilamos e devolvemos isso ao mundo. É um exercício de troca no qual entregamos, recebemos e multiplicamos generosidade. Qualquer cuidado, seja com a conversa dentro da escola, entre professoras, professores e famílias, nos cantos, com os murais e afins, tudo é pensado para o corpo ser despertado e afirmado. Para transformar a pele no órgão mais inteligente do corpo. Pele que abriga a alma.

Quintal, zeloso por natureza

A geografia provoca. Meu corpo responde.

Quando o espaço se torna um convite

Como registrar a intenção? Com uma cartografia de afetos…

O corpo pede, o espaço dá de volta…

Multiplicando os espaços

Espaço: trans-forma

Escala-escola

Transformar o espaço em ambiente

Tramas que tecem uma escola

Caminhos tecidos a muitas mãos

Entregar-se é uma medida de intimidade