ANO 4 – G4: CANTOS, ARTE, AUTONOMIA E NOÇÃO DO COLETIVO
O afeto está presente em diferentes tipos de ações, principalmente no preparo do ambiente físico da escola. Aqui, professoras e professores organizam os “Cantos”, um convite para cada criança brincar com o seu pensamento e se aproximar da sua infância. As estudantes e os estudantes são apresentados a uma série de atividades de múltiplas linguagens (leitura, desenho, jogos, música) para serem desenvolvidas dentro e fora da sala de aula. Sozinhas ou em grupo, elas escolhem a proposta que mais lhes desperta interesse. É mais uma maneira de exercitar a autonomia, o poder de escolha, a capacidade de se organizar sozinha. Cria-se, ainda, uma ética da relação – eu faço para a outra ou o outro o que gostaria que fizessem comigo. Desta maneira, fortalecemos os vínculos entre a criança e a professora e o professor, a criança e a escola.
No processo educacional da Estilo, a arte desempenha um papel importante na construção do desenho da vida. É pela arte que existimos além das palavras. Aqui na Estilo, a arte caminha junto com as outras conquistas de linguagem e expressões. É um exercício constante e orgânico da imaginação.
“Varal da Estilo”: É o espaço expositor da arte das crianças. Com uma corda de sisal e pregadores, esse “museu móvel” pode ser instalado fora da escola e ser compartilhado com os familiares no quarto, na sala, no corredor, nas varandas. Um ambiente de diálogo, troca e contemplação.
Veja mais sobre o Varal da Estilo clicando aqui!
Sigam a #10AnosNaEstilo no Instagram para acompanhar nossas postagens sobre o tema!
@estilodeaprender