ANO 10: 5º ANO: QUANDO O FIM É O COMEÇO

 

A brincadeira acabou? Pulamos todos os quadrados da amarelinha? O 5º Ano do Fundamental da Estilo simboliza o fechamento de uma caminhada que começa na Educação Infantil. Um fechamento de um ciclo que se abre para o novo. Uma abertura para um espaço que não cabe mais nessa geografia afetiva.

Ao longo destes 10 anos, a Estilo proporcionou às estudantes e aos estudantes espaços para que pudessem entender, localizar, criticar, avaliar, ampliar e sistematizar conceitos. Cada criança construiu um caminho para compreender e se aproximar de temas e linguagens. Os repertórios foram costurados, ampliados. Demos voz a cada um deles. Transformaram-se, todas e todos, em autores e atores confiantes, críticos, com relações sólidas, permeadas pelo afeto.

Essas crianças viveram um processo pleno ao longo de 10 anos. Aprenderam a perguntar e a expressar suas opiniões. Viveram num tempo em que é possível, permitido e necessário transgredir. Experimentaram o mundo, fluíram, soltaram os ombros. Fortaleceram-se. Viveram em liberdade, mas compreendendo as marcas que regulam o mundo. Conhecem o mundo real, mas valorizam seu mundo individual. Cresceram fazendo estes dois movimentos.

Estão, agora, prontas e prontos para o mundo, e sabem que mundo é esse. Estão prontas e prontos para continuar esta história, mas agora seguirão em outras paisagens. Dominam suas asas e podem voar.

 

Reunião de familiares – estudantes narradores e narradoras de suas pesquisas: as Reuniões de familiares na Estilo são encontros para que as professoras e os professores possam contar para as famílias sobre seus processos de pesquisas vividos com os estudantes e as estudantes dentro e fora de sala de aula. A intenção principal destas reuniões é convidar cada família a se aproximar, contribuir e participar daquilo que cuidamos com tanto carinho ao longo desses anos, que são as nossas pesquisas! Por isso, pensamos, para o encontro do 5° Ano, em um caminho diferente: os estudantes e as estudantes são os narradores de suas próprias pesquisas, de seus próprios estudos.

Essa é uma forma de convidarmos familiares e estudantes do 5° Ano da Estilo de Aprender a se exercitarem como autores e autoras de seus próprios percursos estudantis, apropriados de seus registros, falas e opiniões. O professor e a professora, neste momento, tomam certa distância de seu Grupo, juntam-se às famílias e se disponibilizam a ver, ouvir e sentir os caminhos produzidos por cada um e cada uma, que, aos poucos, já começam a se tornar outros e outras, são outros estudantes: são estudantes-pesquisadores e estudantes-pesquisadoras.

 

 

Sigam a #10AnosNaEstilo no Instagram para acompanhar nossas postagens sobre o tema!
@estilodeaprender