PROFESSORAS E PROFESSORES

 

Nossa principal preocupação com as educadoras e os educadores que trabalham na Escola é um estudo que está mais ligado ao pensar do que ao fazer. Queremos tirar a imagem de escola que só fala de coisas práticas, queremos atribuir a ela um sentido mais sensível, relacionado com as múltiplas possibilidades de aprendizagem que a experiência pode nos proporcionar. Ir ao teatro, ao cinema, a espetáculos, a museus, ler livros, fazer opções culturais, é fundamental para que criemos e consolidemos uma cultura. A produção de um repertório depende dessa abertura e disposição.

Pensamos numa nova cultura profissional que não se restringe somente à prática da docência, mas que se amplia para além das questões educativas de sala de aula, como: a participação na elaboração da proposta educativa da escola; um olhar atento na consolidação de repertórios conceituais pessoais e coletivos das estudantes e dos estudantes; a criação de situações de aprendizagem a todas as estudantes e estudantes; o concebimento, realização, análise e avaliação de situações didáticas, mediando os caminhos de aprendizagem nas diferentes atmosferas do conhecimento; a promoção e participação da integração da escola com as famílias. Para atender a esta concepção, é preciso criar um espaço de produção e de circulação intelectuais. Por isso, pensamos que a escola deve se responsabilizar pela ampliação dos caminhos culturais de seus e suas habitantes.

Temos como principais ações formativas de nossas educadoras e educadores: a) Subsidiar a formação continuada das professoras e professores, tanto em nosso estabelecimento de ensino, promovendo cursos e eventos culturais, como em outros estabelecimentos, com uma proposta de ensino que amplie o repertório cultural e se aproxime dos temas tratados em nossa Escola; b) Realizar uma formação intensa em reuniões pedagógicas coletivas semanais, em que são abordados temas que não se restringem à pedagogia ligada à psicologia do desenvolvimento, tal como os meios acadêmicos praticam, mas que caminham por territórios da filosofia, literatura, cinema e política.

Esses encontros são planejados pela Coordenação Pedagógica, que produziu uma didática chamada de “Reuniões Pedagógicas da Experiência”. Promovemos, ainda, uma formação individual em encontros quinzenais, em que são discutidas questões referentes à sala de aula e às relações das estudantes e dos estudantes com os conceitos; c) Proporcionar a todas as nossas professoras e professores a oportunidade de trabalharem na Teia de Saberes – Espaço de Estudos em educação da Estilo de Aprender, ministrando cursos e palestras a educadoras e educadores das redes Pública e Particular de ensino, a familiares da Escola e a demais interessadas e interessados. d) Participar dos Grupos de estudo promovidos pela Estilo de Aprender, que têm como tema a problematização das palavras de ordem na educação, mediante a ampliação do repertório conceitual das envolvidas e dos envolvidos.