Estamos escutando todos os questionamentos sobre o posicionamento da escola frente à escolha de não servir copos nas reuniões. Vejam, estamos, bem como vocês, tentando entender e refletir sobre os impactos das nossas decisões sustentáveis. Quando resolvemos tirar os copos descartáveis do nosso cotidiano, não o fazemos somente porque os mesmos poluem, mas porque queremos provocar uma mudança para além dos nossos muros. Sim, o que se pratica aqui na escola pode ser replicado em qualquer lugar. Por isso é preciso pensar naquilo que deve começar a ser nossa responsabilidade individual. Estamos num contexto coletivo. Somos mais de 800 pessoas convivendo no mesmo espaço: crianças, pais, mães e outros familiares. E pensar que se cada um e cada uma de nós fizermos uma pequena parte, estaremos fazendo muito.
Pedimos que trouxessem copos de casa para simplificarmos essa relação. Sabe, ter um copinho, um canudo, um guardanapo, talheres a tira colo será rotina de muitas pessoas em pouco tempo. E você não precisa tê-los só para vir às deliciosas reuniões da Estilo! Eles podem ser usados em outros contextos, tornando-nos mais conscientes das nossas responsabilidades e criando uma cadeia mais saudável e menos utilitária para todos e todas. Podemos oferecer os copos de vidro, sem problemas. Mas não seria lindo cada pessoa ter seu próprio copo? A lógica do copo de vidro pode servir para contextos mais individualizados, de intimidade, das nossas casas, mas, no contexto social, fomentarmos essa cadeia de uso (uso e descarto, ainda que seja vidro, alguém vai lavar para você) – a mesma que estimula a compra só porque sabemos que é reciclável – nada muda! A mudança é orientada pelo social, mas ela só acontece quando nos abrimos para pensar sobre o que nós podemos fazer para contribuirmos com a mudança.
Aqui na Estilo, por enquanto, é o máximo que lhes pedimos: tragam seus copinhos que usam no trabalho, pela vida, aqui para a reunião. As outras ações, por hora, temos feito e têm dado super certo! Não só porque as fazemos, mas porque acreditamos na formação das crianças. Elas são os vetores da transformação. Por isso, ela não será só nossa!
Seguimos juntos e juntas, certo? Dá trabalho? Dá. Demais! Mas é o que vale! Estamos fazendo as duas coisas mais importantes: ensinar e educar crianças e preservar o nosso mundo!
Se alguém precisar de indicações de onde encontrar copinhos de silicone, próprios para o uso de frios e quentes e que duram bastante, é só nos perguntar!