PASSEIO 2º ANO VESPERTINO
O dia 29 de outubro foi muito especial para as estudantes e os estudantes do 2ºV: conhecemos o Museu Afro Brasil! Nossa visita concentrou-se no acervo permanente do Museu, onde vimos, dentre outras tantas coisas, a réplica de um navio negreiro. A grande quantidade de obras e arquivos foi proporcional às reações das crianças. Das perguntas e curiosidades à confirmação do que temos estudado em sala de aula: impacto constante com algumas obras que abordavam a questão do tráfico de escravizados para o Brasil (até as crianças negras eram escravizadas?).
A visita foi fantástica à medida que estamos estudando desde o primeiro período a complexa composição sociocultural do nosso país. Foi bastante importante para os estudantes e as estudantes associarem as obras de arte e até aqueles objetos musealizados, carregados de funções sociais de seu tempo, com os nossos estudos na Estilo. Mesmo durante as andanças no Museu, os olhares das crianças percorriam o acervo e congelavam por um tempinho nas legendas, daí surgindo um novo mundo de indagações.
As crianças trouxeram os seus repertórios das mais diversas aulas: capoeira, comida e cultura, geografias etc. Olha, é que nem (sic) o berimbau do Andrezão!
Foi um passeio recheado por questionamentos, hipóteses, mapas, vontades, brincadeiras, corridas e músicas. Já fora do Museu, o nosso lanche transformou-se em piquenique e o Quintal da Estilo se engrandeceu no Parque Ibirapuera!
Diante da enormidade de itens e peças do Museu e da complexidade da presença africana e europeia na formação do Brasil, gostaríamos de convidar as famílias do 2º Ano vespertino a (re)visitarem esse espaço com as crianças!
Dani e Lucas