No dia 09/03/2024, recebemos, com muita reverência, a arte-educadora Tatiane Santos, juntamente com sua irmã Greice e seu sobrinho Marcos, para transformarem a nossa escola em um espaço de transmissão de conhecimento a partir da oralidade, como se fazia nos diferentes territórios africanos, aos pés dos baobás. Utilizando-se da música, da dança e de um figurino criativo e colorido, quem chega para nos encantar com histórias e muito afeto é a “Tatidara”.
Elas nos conta sobre as Abayomis, bonecas feitas de tecidos e nós!! Ao longo da narrativa, vamos conhecendo mais sobre as Abayomis e sobre o processo de escravização dos povos africanos, ao mesmo tempo em que vamos confeccionando a boneca.
Tatidara nos chama a atenção para um ponto muito importante, o uso da ludicidade e da romantização para contar uma história cruel, injusta e violenta. Ao fazer essa marcação durante a sua apresentação, ela nos mostra que essa estratégia toca e emociona as pessoas, e que esse sentimento pode ser o motivador para que busquem pelo seu letramento racial. É uma porta de entrada para o engajamento na luta antirracista!
Foi uma manhã de muita emoção e reflexão! Temos certeza de que os corações que foram tocados se tornarão agentes de transformação para esse mundo novo que sonhamos!!!
Vamos juntas e juntos!