Infelizmente, não temos empresas de coleta de lixo reciclável suficientes para atender todo mundo e, neste momento, entram em ação os heróis catadores ou catadoras de materiais recicláveis!
São elas e eles os responsáveis por atender uma demanda que as grandes cooperativas não dão conta. Retirar descartes e encaminhá-los para locais que fazem o uso correto deles.
Nós podemos ajudá-los a cumprir essa missão, sabia? Existe um aplicativo, o Cataki, que conecta catadores independentes de todo o Brasil a empresas ou cidadãos que queiram fazer o descarte correto de materiais recicláveis.
Cada profissional cadastrado no app conta com um perfil contendo um breve histórico, foto, apelido, telefone, áreas da cidade nas quais atua e os tipos de resíduos que coleta. Por meio do aplicativo, eles conseguem fazer a negociação pelo serviço, levando em consideração a quantidade de material coletado e a distância percorrida. Atualmente, o app conta com mais de 500 catadores cadastrados em quase cem municípios brasileiros. O cadastro pode ser feito pelos próprios profissionais ou por pessoas que queiram ajudá-los (a única coisa que precisam ter é um número de telefone para contato). Com o cadastro no aplicativo, Rosineide Moreira Dias das Neves, mais conhecida como dona Rosa, conquistou novos clientes fixos em Recife, cidade onde mora e na qual trabalha como catadora de materiais recicláveis há mais de 20 anos. “O aplicativo é muito bom porque está dando valor à gente. Está trazendo reconhecimento. Através dele, o pessoal está notando que a gente existe”, declarou, em entrevista à BBC Brasil.
Avante, nossos heróis e nossas heroínas!