PASSEIO 4º ANO MATUTINO
No início do mês de novembro, fomos ao Pátio de Compostagem da Lapa. Um espaço público, da Prefeitura Regional da Lapa, que recebe resíduos das Feiras Livres aqui do bairro e também das varrições e podas realizadas nas ruas.
Aprendemos uma forma de encaminhar e processar os resíduos orgânicos para que eles se transformem em um rico insumo para usarmos em hortas, vasos de plantas e canteiros em geral. Comparamos com as formas de compostagem que temos na escola (a automática e o minhocário) e nos deslumbramos com o tamanho (toneladas e até 2 metros de altura) das composteiras públicas!
Fomos recebidos pela Catarina, engenheira ambiental da empresa pública responsável por esse processo (Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), que nos apresentou o espaço, o processo social e político dessa política pública, bem como as reações químicas e físicas que acontecem em uma composteira. No final, ainda ganhamos um pouco de terra adubada produzida naquele espaço!
Nosso processo de aprendizagem sobre o Lixo Zero (Tema de Discursos Relacionais deste período) e formas adequadas de encaminhar os resíduos que produzimos começou muito bem!
Pedro e Laura