Telefone toca. Era uma mãe da escola. Ela estava preocupada, pois seu filho, de 7 anos, tinha ido para a sala do diretor. Esse diretor sou eu. Então, rindo, lhe digo: ele te contou o que veio fazer? Não, disse que tinha ido para a sua sala e eu fiquei muito preocupada, não escutei mais nada. Bem, é que ontem, não só ele, mas quatro crianças da sala dele, vieram. Mas, como? Ele está aprontando em grupo? Formação de quadrilha?
Minha sala tem brinquedo, sofá, livros, bonecos, internet para pesquisa. As crianças gostam de vir conhecer a minha sala para poder ver essa sala-casa de diretor.
Sabe, fulana, é que os tempos mudaram, pelo menos por aqui. Diretor não é essa figura burocrática, parecida com síndico de prédio! É agente de transformação educativa, é parceiro de trabalho de cada professor, de cada professora. Aliás, sou um professor!
Ele veio, sim, na minha sala. Voltará sempre que quiser! Então, quer dizer que está tudo bem com ele? Perguntou a mãe, desconfiada. Sim, pronto para te mostrar que a escola é um lugar generoso, acolhedor e diferente do que lembramos da nossa formação.
Por Marcelo Cunha Bueno
Inspirado pela mãe, professora, a imersão de Marcelo Cunha Bueno no mundo da educação começou aos 15 anos, como estagiário da Escola Viva. Aos 19, entrava na sala de aula como professor-auxiliar. Graduou-se em Pedagogia em 2007, pelo Instituto Singularidades (Isesp), e em 2012 fez uma especialização na Universidade de Harvard _ Mind, Brain, and Education (MBE) Program. Além de pedagogo, Marcelo cursou Psicologia na Universidade Mackenzie e é um curioso leitor e estudante de Filosofia, tendo participado de cursos de extensão e grupos de estudos sobre o tema no Brasil e na Argentina.
Em 2013, Marcelo criou a escola Estilo de Aprender, em São Paulo, da qual é diretor pedagógico. Coordena, na Estilo, o projeto Teia de Saberes, um espaço gratuito de qualificação e formação pelo qual já passaram mais de 1.000 professores de escolas públicas e particulares.
Foi apresentador do programa Vigiando a Vovó, na GNT, é colunista mensal da Revista Crescer, autor dos livros Sopa de Pai e Chão da Escola.