Silvio Luiz de Almeida nasceu no ano de 1976, na cidade de São Paulo. Se formou mestre em Direito Político e Econômico e se graduou em Direito. Estudou Filosofia na Universidade de São Paulo, só finalizando o curso em 2011. Nessa época, se tornou doutor em Direito pela mesma universidade.
Em seus estudos, Silvio costumava propor uma visão de protesto em questões pessoais e também políticas, principalmente aquelas ligadas em desigualdade social e as minorias. Ele fez suas pesquisas em quatro linhas de atuação: racismo estrutural, estado e direito no pensamento social brasileiro, boas práticas antdiscriminatórias e a ligação entre teorias econômicas e filosofia do direito.
Silvio fez três livros: “Racismo Estrutural”, “Sartre – direito e política: ontologia, liberdade e revolução” e “O Direito no Jovem Lukács: A Filosofia do Direito em História e Consciência de Classe”. Também colaborou como escritor para alguns títulos coletivos, como “Marxismo e questão racial: Dossiê Margem Esquerda”. Também fez edições da Revista “Margem Esquerda”.
Silvio de Almeida foi entrevistado pelo programa Roda Viva e participou do “Center os Latin American and Caribbean Studies”. Ele inspirou um clube de livros, e também diversas pessoas organizavam uma lista cheia de autoras que foram sugeridas por ele.
Silvio de Almeida é presidente do Instituto Luís Gama e é professor de várias faculdades e universidades.
Biografia escrita pelas estudantes e pelos estudantes do 3º Ano Vespertino de 2022. Foram respeitadas as hipóteses das crianças.