ANO 3 – G3: INTELIGÊNCIA ALÉM DO INTELECTO: MUNDO REINVENTADO

 

O espaço da escola é a construção estética e ética daquilo que entendemos do mundo. O conhecimento não pode ser simplificado apenas pelo intelecto, “na cabeça”. A Estilo desperta todos os sentidos da criança. Os afetos, as imagens, a luz, a sensibilidade visual, sonora, a música, os aromas, o calor das coisas… tudo provoca uma relação com o aprendizado que transcende o lado intelectual. Abrimos espaços para que diferentes culturas invadam e ampliem as relações entre as diferentes disciplinas. Proporcionamos experiências e processos de pesquisa que permitam à criança acessar diferentes formas de entender, significar, inventar e reinventar o mundo.

As estudantes e os estudantes ou a professora e o professor podem sugerir um “Tema” que será trabalhado ao longo do semestre e, a partir desta ideia, a Escola pode abordar as questões centrais de matemáticas, estruturas e literaturas da língua portuguesa, músicas, corpo, artes. É o Grupo, coletivamente, que traça conteúdos e conceitos que quer tratar. Cabe à professora e ao professor proporem diferentes atividades que contemplam diferentes leituras de mundo. Assim, deslocamos a ideia de se aprender “sobre” e assumimos a função de aprender e ensinar “com”.

 

Biblioteca circulante: Em cada sala de aula, há um canto destinado à leitura. Aos poucos, criamos o hábito de ler dentro e fora da escola, explorar o mundo com a leitura afetiva. A troca de livros entre as estudantes e os estudantes, com a biblioteca circulante, é um jeito de desenvolver gradualmente o respeito e o gosto pela leitura. Às quintas-feiras, cada criança escolhe um livro para levar para casa e deve retorná-lo à Escola às segundas-feiras, em boas condições. ESSA ROTINA É INCORPORADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO FUNDAMENTAL.

 

 

Sigam a #10AnosNaEstilo no Instagram para acompanhar nossas postagens sobre o tema!
@estilodeaprender

Biblioteca circulante

Biblioteca circulante 

Biblioteca circulante