ANO 8 – 3º ANO: CONHECIMENTO EM REDE
Cuidar e educar caminham juntos dentro da Estilo. O cuidado começa na forma como organizamos os espaços e formamos professoras e professores, a maneira como acolhemos as famílias, encaramos as parcerias, conversamos com nossos estudantes e nossas estudantes, acolhemos as questões de cada uma e cada um e de como nos relacionamos com o tempo. Somos muitos e muitas, formamos redes e nos comunicamos. Comunicação é afeto à medida que alguém é afetado por ela.
Consideramos fundamental a relação entre as áreas de conhecimento estabelecidas pela Escola para que a produção conceitual ganhe movimento e não se limite ou se engesse à sala de aula. Desta maneira, a educação e o conhecimento ganham sentidos, emoções, envolvimentos, cores e múltiplos significados. Para organizar as expressões do conhecimento, a Estilo propõe os seguintes agrupamentos: a) Estruturas e Literaturas da Língua Portuguesa; b) Matemáticas; c) Discursos Relacionais (histórias, geografias e ciências), d) Linhas de expressão (Música/Comida e cultura/Dança/Capoeira/Oficinas Coletivas); e) Educação Física; f) Expressões Plásticas; f) Expressões Musicais.
Uma das ferramentas que a Estilo utiliza no Fundamental I, por exemplo, é o MAPA CONCEITUAL, que nos auxilia a compor ideias de modo visual e relacional. Por meio dele, os conceitos estudados podem sair temporariamente do plano das linhas escritas e ganhar outras dimensões: desenhos no caderno, composições nas paredes da escola (murais) ou ocupações dos espaços (instalações e registros variados). Assim, arejamos nossos estudos e damos vida a outras composições escritas.
Professores especialistas: multiplicando a rede de conhecimento. A Estilo inclui professoras e professores especialistas em artes plásticas, culinária e educação física na rotina das crianças. O trabalho destas linguagens tem um efeito multiplicador e um objetivo de desafiar a estudante e o estudante a pensarem em intervenções e conexões com todas essas formas de linguagem. A educação física, por exemplo, permite a “ocupação” do Quintal da Estilo sem as arestas exatas da quadra esportiva. São as linhas inventadas e traçadas sobre o nosso chão de terra! Nas aulas de educação física, as crianças brincam com os seus corpos! Nas aulas de Comida e Cultura, um outro exemplo, as estudantes e os estudantes são convidados a experimentar alimentos, conhecer sua origem, os processos de alimentação, as conexões com a natureza, e, sobretudo, a entender a importância do alimento em nossas vidas e de adquirir os conhecimentos para produzir seu próprio alimento. É mais um lugar de acesso do conhecimento, mais um espaço de cheiros, beleza e construção de afetos.
Sigam a #10AnosNaEstilo no Instagram para acompanhar nossas postagens sobre o tema!
@estilodeaprender