O BRINCAR

O brincar é um momento importante para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, ela encontra todos os recursos necessários para se relacionar com o mundo – não apenas com o externo, no qual está inserida, mas também com o que existe dentro dela. Na Estilo, a brincadeira pode surgir do contato com uma pedra, nos traços de um desenho ou apenas utilizando a imaginação.
Existem dois tipos de brincar: o pedagógico e o poético. O primeiro estimula a criança a entrar em contato com diferentes objetos, com diferentes materiais e, de certa forma, reproduz alguns elementos do mundo real dela. É o brincar da escola e o que está presente no faz de conta, na utilização dos brinquedos e no uso de roupas para imitar personagens, por exemplo.
Já o poético está mais ligado ao campo da imaginação e não demanda qualquer estímulo externo da criança. É o brincar que conecta a estudante e o estudante à afetividade, ao próprio repertório fantasioso, à forma como elas e eles enxergam e sentem o mundo. Brincando, a gente aprende, cresce e se desenvolve.
 
ISSO É O NOSSO ESTILO
ISSO É AFETO
ISSO É EDUCAÇÃO INOVADORA
 
Sigam a #BastidoresDoBrincar no Instagram para acompanhar nossas postagens sobre o tema!
#Seculo21 #EducaçãoInovadora
 
Instagram: @estilodeaprender
Facebook: www.facebook.com/escolaestilodeaprender
YouTube: www.youtube.com/user/estilodeaprender

Parcerias

Sala-cenário

Ocupados: os corpos e o espaço

Silhuetas de criança, contornos da infância

Silhuetas de criança, contornos da infância

Silhuetas de criança, contornos da infância

Desmedidamente, brincar!

Rastros de infância

A imagem que vale mil brincadas

Amar-e-linha

Amar-e-linha

Amar-e-linha

Mosaicorpo

Metal nobre, a lata, pois serve ao brincar

Corpo encantado pelos feitios de um Quintal

Havia uma panela no meio do caminho.
No meio do caminho, havia uma panela.

Havia uma panela no meio do caminho.
No meio do caminho, havia uma panela.

Havia uma panela no meio do caminho.
No meio do caminho, havia uma panela.

Forças centrípetas

Forças centrípetas

Desafio os desafios!

As tramas da infância

As tramas da infância

As tramas da infância

Sem sombra de dúvidas!

Sem sombra de dúvidas!

Sem sombra de dúvidas!

Em terrenos baldios

Em terrenos baldios

Em terrenos baldios

Balangandã

Balangandã

Balangandã

Balangandã

Balangandã

Balangandã

Corpurificações

Corpurificações

Criança: pé de passagem

Bases sólidas para crescer

Do que estão brincando? E isso importa?

O caminho que leva à infância

As peles que habitam

As peles que habitam

As peles que habitam

Tais quais

Tais quais

Tais quais

Engenharia de poéticas

Engenharia de poéticas

Engenharia de poéticas

Uma perspectiva de infância

Uma perspectiva de infância

Uma perspectiva de infância