Desenho: pensamento, expressão e linguagem

Desenho é, entre tantas definições, pensamento e ação acontecendo ao mesmo tempo. É uma linguagem universal que comunica, muitas vezes, aquilo que não se traduz na oralidade. São conjuntos de linhas, traços, volumes, texturas, gestos, cores, rastros deixados por meio dos materiais e materialidades. E, a partir da experiência e da intimidade que criamos ao entrar em contato com esta linguagem, conseguimos encontrar nosso próprio desenho!
Em nossos encontros, iremos estreitar a relação dos nossos e nossas estudantes com a linguagem do desenho, experimentando alguns conceitos para que cada criança explore e tenha autonomia, confiança e liberdade para trilhar seu caminho e encontrar o seu desenho! Além da ampliação de possibilidades, pesquisas, como identificar a luz, sombra, e a ilusão de tridimensionalidade por meio da graduação dos tons, dar acesso a materiais e riscadores diversos para que a criança tenha maior oferta de possibilidades.
 
Quem conduz: Ricardo Magalhães, educador da Estilo, pedagogo e arte-educador. A linguagem do desenho o acompanha desde a infância e, como professor, tem na infância e suas múltiplas linguagens inspiração para suas pesquisas com as diversas formas de pensar sobre o desenho.

É importante que a criança amplie os repertórios, imagens e ideias sobre o que é desenho para que ela não cresça reproduzindo modelos e a crença que persegue muitos adultos com a fala “não sei desenhar”. E, neste processo, consiga encontrar seu traço, estimular a reflexão sobre o desenho e explorar diversos conceitos que envolvem a criação do desenho com tempo e espaço garantidos para que tenha seu processo criativo e de pesquisa respeitado. Além disso, o estudo de luz e sombra e perspectiva conecta a criança a outras linguagens, como física, geometria etc.