Lendo Imagens

Uma atividade de exploração por meio da leitura de imagens
 
”Portanto, ler imagens. Pois assim como se aprende a ler, é importante aprender a ver, sendo necessário entender, interpretar e operar com os códigos visuais.”
Freire (2001, p. 260)
 
Perguntas norteadoras são perguntas relacionadas ao universo da leitura de imagens, e aguçarão a curiosidade das crianças. Perguntaremos para instigar e provocar. Aqui, alguns exemplos de perguntas que conduzirão nossa jornada:
– O que é uma imagem?
– Qual a diferença entre uma imagem natural e uma imagem produzida pelo ser humano?
– As imagens contêm sentimentos?
– As imagens contam histórias?
– Será que você e a colega ou o colega ao lado entendem a mesma imagem de forma igual?
– Será que você e a colega ou o colega ao lado representariam um sentimento em imagem de maneira parecida?
 
Quem conduz? Caroline Leone, cineasta formada em Comunicação Visual e Cinema, trabalhadora do audiovisual há mais de 15 anos, intensamente interessada em pesquisar e descobrir maneiras de traduzir sensibilidade em poesia imagética, construindo pontes entre as pessoas e mundos distantes através do audiovisual.

Vivemos rodeados por imagens: o desenho na tv, o vídeo na internet, o logotipo da loja de brinquedos, a propaganda no relógio da rua, a expressão no rosto de alguém que amamos, a fotografia antiga de família achada no fundo da gaveta. Como é possível aprender a ler essas imagens, a interpretá-las, ver o sentido contido nelas e o sentido que cada um de nós vê no que enxerga? A leitura de imagens propõe o exercício da sensibilidade, da imaginação, da curiosidade, da intuição; habilidades que estimulam outras maneiras de pensar, sentir, ensinar, aprender e agir.