Cutucando a Casca da Mãe Terra

O Solo é um corpo tridimensional feito de minerais, gases e fluidos e que só existe e se desenvolve a partir do acontecimento da Vida. Junto com esta, faz parte das sutis diferenças que tornam a Terra um lugar tão especial na vastidão do Cosmos. Estamos intimamente ligados ao solo, que é fonte de nutrição e materiais para nos abrigar e fazer muitas outras coisas. O equilíbrio das coisas em cima, dentro dele e mais abaixo é muito importante para nossa água, nosso clima e a vida em geral. A Cidade grande, contudo, nos distrai e nos distancia da natureza, e, assim, sem perceber, a humanidade vem destruindo a própria casa, a própria água, a própria saúde e tantas outras coisas que não têm substituição.
A Escola é um lugar privilegiado para percebermos onde estamos pisando, e, assim, gestarmos novos caminhos para o futuro. Chegou a hora de olharmos com carinho para esta verdadeira pele da Terra, mexer com ela, brincar com ela, experimentar e examinar o equilíbrio das coisas.
 
Quem conduz: Rodrigo, pai do Sebastião, estudante da Estilo.

Apresenta-se aqui uma proposta de fazer o cruzamento entre o empirismo científico e o lúdico na investigação do solo do Quintalzão, convidando as crianças a participarem de um roteiro que inclui amostragem, dedução, problematização, experimentação e representação com as mãos (e, às vezes, a roupa) cheias de terra.
Os experimentos principais são voltados para facilitar a discussão de questões-guia: Como são? Que cores têm? Do que são formados? Como se formam? Qual é a importância deles para a vida na superfície? Como eles são afetados pelos seres humanos?