Marcenaria

Algumas das mais antigas evidências arqueológicas de carpintaria são as carcaças de poço de água construídas com madeira de carvalho, dividida com encaixes e cantos escavados no leste da Alemanha, datados de cerca de 7.000 anos atrás, no início do período neolítico. Através do tempo, a humanidade foi resignificando a relação com a madeira de acordo com as necessidades.
A proposta desta linguagem é criar, desenhar, imaginar, planejar, serrar, martelar para construir objetos de madeira para uso dos próprios e próprias estudantes. A dureza do material requer estratégias e pensamentos que fogem da lógica do imediatismo na resolução de problemas. Também é preciso entender os diferentes tipos de madeira e material.

Quem conduz: Marcelão, educador, que faz a entrada e saída das crianças na Estilo.

Legal e bacana trazer a marcenaria para a escola. O propósito da construção é ensinar para as crianças a maneira correta de se trabalhar com a madeira e as ferramentas, além de todos os cuidados necessários, pois as ferramentas, principalmente as de corte, requerem isso. A magia da marcenaria envolve todo o processo da construção: tirar do papel um projeto, colocar a mão na massa, medir, estudar as formas geométricas, cortar, colar, furar e, depois de pronto, ter a felicidade de ver o projeto concluído, do propósito ter sido cumprido.

A marcenaria traz uma demora nas realizações dos projetos. É preciso um planejamento e antecipações para lidar com a madeira e ferramentas e, às vezes, temos de contar com os imprevistos e mudar uma ideia no meio do processo. É preciso aprender a lidar com materiais que oferecem resistência natural, ampliando as possibilidades e estratégias de construção e resolução de problemas.