O corpo que sou

Considerando a dança como uma das formas privilegiadas de expressão do corpo criativo, essa linguagem propõe um espaço onde as crianças possam desenvolver uma maior percepção de seu corpo e de seu movimento com base em princípios da dança contemporânea, educação somática e das danças, brincadeiras e jogos presentes nas culturas populares brasileiras. Qualidades e capacidades expressivas são desenvolvidas por meio da percepção corporal e reconhecimento das distintas qualidades de movimento.
O conhecimento do próprio corpo em movimento – coordenar movimentos, equilibrar o tônus, explorar o espaço pessoal-físico-social, reconhecer os diferentes ritmos, reconhecer limites entre seu corpo e o corpo do outro, dançar no e com o grupo – é fundamental para o desenvolvimento psicomotor das crianças e contribui para o desenvolvimento do potencial expressivo e criativo de cada criança dentro de um contexto coletivo.
Ampliando os objetivos, essa linguagem visa um maior conhecimento das danças tradicionais brasileiras, como o Bumba Meu Boi e o Cacuriá do Maranhão, o Coco de Alagoas, o Frevo de Pernambuco, o Jongo do Sudeste etc. Ao aprender um passo, um trupé, uma toada, a criança aprende também como, onde e por que se praticam aquelas danças, reconhecendo seus elementos e se identificando como indivíduo pertencente à cultura brasileira a partir da construção de uma consciência de Brasil.
 
Quem conduz: Silvia Lopes atua como educadora na área de dança desde 2003, com experiência na formação de professores em artes do corpo, culturas populares brasileiras e cultura infantil.
Além dos trabalhos realizados na área da Educação, também atua no setor cultural desde 2009, realizando a criação artística, pré-produção e produção geral de espetáculos, festivais e eventos de música, teatro, circo e dança. É fundadora e diretora artística da cia de dança “Meu corpo, meu brinquedo” e também sócia-proprietária da Carrapeta Produções Artísticas, empresa dedicada à criação, produção e execução de atividades culturais.

O corpo que eu sou é o corpo que brinca, que é o brinquedo apresentado por meio de movimentos corporais, brincadeiras da cultura infantil, danças das culturas populares, com recursos variados, refletindo o movimento de cada criança, o exercício de descobrir o corpo, suas partes e transformações.
O dia a dia da aula de dança reflete o movimento de cada criança, o exercício de descobrir o corpo que eu sou, com toda a magia, a força e a espontaneidade que, a cada dia, vai sendo descoberto.
A cada encontro, descobrimos uma parte do nosso corpo através dele e do corpo do outro. Brincamos de ser ovo, pássaro, voamos, às vezes, somos peixe, polvo, baleia, caranguejo. Com um pedaço de pano, vira asa e me faz voar, me coloca dentro de um barco, depois vira cama para relaxamento e, quando estamos com fome, fazemos até um bolo de pés.
A minha expectativa como educadora do corpo é de que eu possa transmitir para as crianças a minha alegria em estar cada dia com elas me descobrindo e fazendo com que sempre possam continuar a descobrir o corpo que eu sou.