RASTRO DO 3º ANO VESPERTINO AO
EMPÓRIO SÃO JUDAS
Durante uma tarde ensolarada, na mesa do lanche do 3º Ano, enquanto tomávamos picolés feitos das frutas trazidas pelos próprios e pelas próprias estudantes, eles e elas resgataram uma memória de um Rastro realizado no 2º Ano até o Empório São Judas.
Disseram ter aproveitado muito e adoraram sair e estudar fora da escola!
Decidimos, então, que seria uma ótima oportunidade retornar ao Empório e dispararmos depois nosso Tema, Origens da Vida, na Praça Dr. Otávio Perez Velasco.
Revisitar o Empório São Judas em uma tarde de calor foi um encantamento para o Grupo. Curiosas, as crianças exploraram todo o espaço, os produtos, seus valores e fizeram questionamentos muito interessantes: por que essa garrafa de suco é quase do mesmo valor dessa outra, mas é muito maior? Como que a gente sabe qual é o mais nutritivo? Será que consigo comprar 110g de castanha mais um picolé com R$10,00? E se juntarmos nossos dinheiros para comprarmos algo juntas?
Depois de ocuparem esse lugar como cidadãos e cidadãs em uma situação real de manuseio e cuidado com o próprio dinheiro, fomos até a Praça combinada e, em uma roda ao ar livre, apreciamos e compartilhamos, entre as crianças, professores e professoras, nossas castanhas, amêndoas, sorvetes, picolés, entre outros.
Finalizamos nossa experiência a partir de um brincante e, ao mesmo tempo, minucioso contato com os seres minerais habitados na Praça. Além de se atentarem de forma valiosa às cores, texturas e formas que as pedras possuem, realizaram reflexões sobre as possíveis origens das pedras da Praça e suas possíveis influências neste espaço como é hoje: como seria a Praça sem as pedras? Será que as pedras ajudaram a construir a Praça, ou apareceram depois?
Tanto a ida, como a volta para a Estilo demonstraram como este é um Grupo já sabido dos passos a serem percorridos, dos cuidados e atenções diante das ruas, faróis e faixa de pedestres, permitindo que nossas curtas andanças fossem ainda mais significativas.