
A importância das ações que provem a circularidade
Desde a implementação da Lei de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o envio de resíduos para aterros sanitários deve ser reservado exclusivamente para os rejeitos (qualquer material que não foi reciclado e não tem mais utilidade, sendo, muitas vezes, prejudicial ao meio ambiente). Mesmo que um aterro sanitário seja muito bem gerido e não apresente riscos de contaminação do solo, lençol freático ou ar, a presença de materiais recicláveis ou orgânicos nesses espaços representa uma grande perda. Isso porque, ao enterrarmos esses materiais, estamos literalmente enterrando riqueza — recursos valiosos que poderiam ser reutilizados e reintegrados ao ciclo produtivo, reduzindo a necessidade de extrair novas matérias-primas da natureza.
A Estilo desenvolve ações para promover a circularidade com a destinação correta dos resíduos que produzimos. Em parceria com a IBI Terra Viva, todo o lixo orgânico gerado dentro da escola é enviado para a compostagem e transformado em adubo. Incentivamos também as famílias da Estilo a participar do programa em suas casas e contribuir com a compostagem dos resíduos gerados por elas.
Já os resíduos recicláveis são encaminhados para a cooperativa de catadores YouGreen, garantindo que esses materiais sejam devidamente reciclados. Dessa forma, conseguimos fechar o ciclo de grande parte do que é produzido na escola, destinando corretamente os resíduos e promovendo um ambiente mais sustentável.
No entanto, estamos sempre em busca de ações que ajudem a diminuir o impacto negativo que nós, como escola, podemos imprimir no meio ambiente. Vejam algumas delas:
- Currículo da Estilo: nosso currículo é composto por temas trabalhados de forma transversal, envolvendo clima e vegetação, mobilidade, planejamento urbano, solo, energia, lixo, florestas e desertos, dentre outros. Assim, juntamente com o trabalho dos ODS em sala de aula, buscamos não apenas sensibilizar nossas crianças sobre os desafios que o mundo enfrenta, mas também capacitá-las a serem parte das soluções, desenvolvendo um senso de protagonismo e compromisso com um futuro mais justo e sustentável.
- Pontos de coleta de esponjas sintéticas, meias, instrumentos de escrita (lápis, borracha, apontador etc.), pilhas e baterias: destinamos um espaço para recebimento destes itens trazidos por toda a comunidade da Estilo (estudantes, famílias e funcionários) e os encaminhamos para um destino específico para serem reciclados ou transformados em outros materiais.
- Seleção criteriosa dos materiais escolares utilizados nas atividades com as crianças: procuramos evitar a compra de materiais que sejam prejudiciais ao meio ambiente, visando substituí-los por alternativas sustentáveis, como o aproveitamento de materiais recicláveis do nosso Reinventário ou até repensando a própria atividade.
- Festas da Estilo: as festas realizadas pela escola com a comunidade e funcionários (como festa junina, carnaval e confraternizações) são pensadas de forma a produzir a menor quantidade de lixo possível, como a substituição de descartáveis por retornáveis, latas ao invés de garrafas pet, coleta dos resíduos orgânicos, incentivo de alimentos preparados em casa.
- Caminho Compartilhado: incentivamos as famílias a trocarem caronas para levarem e buscarem as crianças na escola por meio do movimento “Caminho Compartilhado”, com a intenção de diminuir o fluxo de automóveis na cidade, gerando menos liberação de CO2 e trânsito.
- Rastros: são saídas pedagógicas que oferecem a oportunidade de estabelecermos novas relações com o espaço público, intervindo, habitando e criando intimidade com São Paulo a partir de diferentes olhares, além de provocar nos estudantes uma reflexão crítica sobre a forma como nos relacionamos com o meio ambiente e como nossas ações estão diretamente ligadas com as esferas sociais e econômicas também.
- Produtos de limpeza: na Estilo, os produtos de limpeza utilizados são biodegradáveis, evitando, assim, danos ao meio ambiente.
- Pequenas (mas grandes) ações: aquelas que parecem pequenas, mas fazem muita diferença para diminuirmos o impacto no meio ambiente, como retirada dos sacos de lixo das lixeiras dos banheiros e salas de aula, substituição de sacos plásticos descartáveis nas mochilas dos estudantes por sacos impermeáveis e retornáveis, incentivo à troca de uniformes entre as famílias, utilização de materiais mais sustentáveis na produção dos nossos materiais didáticos.