RASTRO 4º ANO MATUTINO
“Eu reivindicaria como sendo propriedade e produto do homem toda a beleza, (…) que atribuímos às coisas reais ou imaginárias”
Friedrich Nietzsche
“História da arte e sua contemporaneidade”: a partir das nossas discussões iniciais do Tema de histórias, pudemos dar início a uma jornada pelas cores e formas da arte urbana. Nossos sentidos foram estimulados pela cidade e suas composições. Articulamos os Temas de geografias (pintura nas paredes), matemáticas (com suas formas, linhas e geometrias), estruturas da língua (com suas palavras), estabelecendo diálogos das nossas percepções.
Não coubemos na escola: muita emoção, muita cor, muita vida! Fomos para a rua, fomos para a urbe. Os super-heróis têm vida, do Pelé ao Batman, todos podem estar nas paredes da cidade interagindo com quem observa. Fomos ao bairro da Vila Madalena visitar a famosa galeria de arte a céu aberto: o Beco do Batman. Lá, pudemos conversar muito e colocamos em prática, por meio de rodas de conversas, as nossas análises reflexivas sobre arte. Acessamos também diferentes obras de arte com variadas técnicas, emitimos nossas impressões e sensações sobre elas. Nossos sentimentos se eternizaram na cidade a partir dos poemas e minigrafites que fizemos em sala e entregamos às pessoas que ali estavam, como nós, apreciando aquela infinidade de cores e formas. Encontramos com o mundo no Beco: chineses, norte-americanas, gaúchas, espanhóis, músicos. Todos e todas receberam um pouco do amor das e dos estudantes do 4º Ano Matutino da Estilo de Aprender!
Pedro Moura Leite Ribeiro, Louisa Campbell Mathieson e Filippe Dotte