RASTRO 1º ANO MATUTINO
Queremos dizer-lhes um pouquinho do nosso Rastro na Praça Dr. Otávio Perez Velasco! É uma força de trabalho para a comunidade do entorno da Estilo. Com olhares atentos e mãos perspicazes, recolhemos dez – DEZ! – sacos de lixo com material de embalagem: garrafas, sacos plásticos, panfletos, embalagens, enfim, um sem refrigeração que são mostrados na nossa página está descuidada. Uma ponta de um iceberg gigantesco!
Sem retorno à Estilo, em sala de aula, problematizamos essa experiência aprofundando um debate importante sobre o “público X privado”. O que é meu? O que é seu? E o que é nosso e, portanto, de todos e todas? Há diferença em nosso comportamento dentro de casa e em uma praça? O shopping é um espaço público ou privado? Surgiu, no debate, inclusive, o estilo de aprendizagem: algumas crianças defenderam um estilo público, sob o argumento de “muita gente vive aqui dentro, entra e sai!”. Outras crianças apontaram que não é bem assim …
Do ponto de vista da formação do nosso grupo, foi uma experiência incrível. Em duplas, trabalhamos muito! Foi surpreendente para as crianças realizarem um “passeio com uma escola” e um meio ambiente sujo. Foi gratificante ir embora de volta ao estilo e deixar para trás uma praça um pouquinho mais limpa.
Lucas Maia Benedetti, Noá Vago e Filippe Dotte