Rastros

PRAÇA PROVÍNCIA DE SAITAMA

By April 15, 2016 February 16th, 2019 No Comments

RASTRO 3º E 5º ANOS

 

Intimidade que se pratica…

 

Neste dia, descemos até a praça. Muitas ideias acompanhavam estudantes bem articulados sobre suas produções e os motivos para sair da Estilo. “Viemos enfeitar a praça!”, “ Vamos deixar um presente para a cidade!”, “Vamos oferecer suco para as pessoas, ao invés de vender alguma coisa!”. Uma roda de conversa sob as enormes copas que sombreavam os locais escolhidos para as intervenções.

Munidos com materiais tão próprios à nossa rotina escolar – barbante, tesouras, tecidos e caixas de madeira –, iniciaram as ações. Instalações com ares mambembes habitaram os gramados e transformaram o tempo de quem por ali passava. Duas barraquinhas de suco acolhiam as garrafas cheias de afeto e suco, e um dinheiro sem valor, mas muito valoroso, cobria os gostos de quem bebia. Do outro lado, um varal que recebia a amarração de desenhos escritos/das escritas desenhadas, com seus nós ainda em estado de aprendizagem.

A praça se encheu mais ainda de vida, com crianças em seus uniformes coloridos convidando a uma pausa para um suco, ou deixando suas marcas por meio de palavras e traços coloridos nas árvores. Naquela manhã, uma intensidade rompeu com o passeio cotidiano de cães e pessoas. Seus trajetos tiveram que ser refeitos, por força do convite, por força da novidade que estava sendo.

Ali, naquela praça, para estudantes e transeuntes, reescrevemos o mapa da cidade. Geografia de afetos. Engenharia Literária. Arquitetura dos desejos. Pode não aparecer nos catálogos e índices de algum lugar. Mas estava lá. Na rota dos olhares que se depararam com um tesouro que não estava escondido. Estava exposto. Ao sol, à chuva, à mulher que sorriu ao ler, à pessoa que encontrou a outra em meio a traços e cores.

Na singularidade do desenho e da escrita, em afetuosos oferecimentos, acariciamos o espaço e os paladares de quem ali estava, e, assim, estreitamos nossos vínculos com a cidade. Estamos mais íntimos agora.

 

Filippe Dotte

Curador Pedagógico da Estilo