Rastros

PRAÇA BARÃO PINTO LIMA

By May 17, 2016 February 16th, 2019 No Comments

RASTRO GRUPO 5 VESPERTINO

 

Educação é relação.

Uma máxima, ou uma ideia que perseguimos?

Nesta tarde, antes de sairmos para a praça, a dúvida ainda pairava em forma de pergunta. Mas como explicar que Educação é relação? Como exemplificar que, na relação entre duas ou mais pessoas, ocorre o “ato de educar”?

Uma única situação levantou perguntas e trouxe suas respostas. No passeio do G5V a uma praça da cidade, ficou claro que o que existe entre educação e relação é uma máxima a ser perseguida. Digo isto porque vi, ouvi e senti adultos e crianças dividindo o tempo que têm juntos em um mesmo espaço.

Vi corpos, grandes e pequenos, subindo e descendo de brinquedos. Correndo e sorrindo, cada qual com seus ensaios de saltos no chão enraizado da praça. Vi gente achando galhos e gravetos, motivos e ideias para acender uma fogueira.

Ouvi nas conversas a intimidade de risadas soltas e próximas. Crianças chamando adultos, e vice-versa, para mostrar o que viram, acharam e acham sobre o céu, sobre a praça, sob a pedra e sobre pedras.

Senti os frios na barriga das subidas no muro. Senti a valentia de ir mais longe. Senti o doce da banana na toalha do piquenique. Senti vontade de ser professor e ter uma turma para viver junto. Senti alegria de ter, numa praça da nossa cidade, a possibilidade de dar contornos à tarde de estudantes da Estilo. Senti tudo isso em relação às crianças, em relação aos adultos, em relação à educação.

 

Filippe Dotte

Curador Pedagógico da Estilo