RASTRO GRUPO 5 VESPERTINO
Educação é relação.
Uma máxima, ou uma ideia que perseguimos?
Nesta tarde, antes de sairmos para a praça, a dúvida ainda pairava em forma de pergunta. Mas como explicar que Educação é relação? Como exemplificar que, na relação entre duas ou mais pessoas, ocorre o “ato de educar”?
Uma única situação levantou perguntas e trouxe suas respostas. No passeio do G5V a uma praça da cidade, ficou claro que o que existe entre educação e relação é uma máxima a ser perseguida. Digo isto porque vi, ouvi e senti adultos e crianças dividindo o tempo que têm juntos em um mesmo espaço.
Vi corpos, grandes e pequenos, subindo e descendo de brinquedos. Correndo e sorrindo, cada qual com seus ensaios de saltos no chão enraizado da praça. Vi gente achando galhos e gravetos, motivos e ideias para acender uma fogueira.
Ouvi nas conversas a intimidade de risadas soltas e próximas. Crianças chamando adultos, e vice-versa, para mostrar o que viram, acharam e acham sobre o céu, sobre a praça, sob a pedra e sobre pedras.
Senti os frios na barriga das subidas no muro. Senti a valentia de ir mais longe. Senti o doce da banana na toalha do piquenique. Senti vontade de ser professor e ter uma turma para viver junto. Senti alegria de ter, numa praça da nossa cidade, a possibilidade de dar contornos à tarde de estudantes da Estilo. Senti tudo isso em relação às crianças, em relação aos adultos, em relação à educação.
Filippe Dotte
Curador Pedagógico da Estilo