Desencadeia

AQUAFIL

By December 16, 2019 No Comments

A reciclagem é um processo essencial para consertarmos os erros que cometemos até então. Extraímos matérias-primas da natureza para a fabricação de produtos e chegamos a um ponto em que não temos mais onde colocar toda essa sobra, depois de descartada. Por meio da reciclagem, a transformamos em algo novo e diferente, seja por upcycling ou downcycling.

Mas existem outros processos que nos permitem não mais precisar extrair da natureza para produzir algo. A regeneração é um deles!

A empresa italiana Aquafil criou o fio de nylon regenerado Econyl, produzido a partir do nylon descartado nos aterros sanitários e oceanos pelo mundo. Exatamente igual a um fio de nylon novo, pode ser reciclado e reutilizado quantas vezes for preciso. Segundo a Aquafil, a regeneração trabalha na oposição da reciclagem, pois atua em um circuito fechado, ou seja, o fio de nylon pode ser regenerado e renascido inúmeras vezes, sem perda de qualidade. Assim, podemos criar e comprar novos produtos sem ter que usar novos recursos, fechando o ciclo e desencadeando infinitas possibilidades aos designers, afinal, são eles que mudarão o mundo!

Além de ajudar a manter os resíduos fora dos oceanos e aterros sanitários, o uso do nylon regenerado diminui a utilização de combustíveis fósseis (o nylon virgem é derivado do petróleo) e reduz pela metade a quantidade de emissões de carbono em comparação com a produção de nylon.

A Aquafil trabalha também pela regeneração de redes de pesca descartadas e pela reciclagem de carpete: o mundo descarta milhões de toneladas de carpetes todos os anos, e a maioria é aterrada ou incinerada (atualmente, menos de 5% é reciclada). Dessa forma, a empresa transforma resíduos em larga escala, fazendo com que redes de pesca retiradas do oceano e carpetes retirados de prédios de escritórios demolidos voltem a ser novas fibras, prontas para renascerem em novos produtos.

A marca oferece incentivo aos pescadores para entregar e descartar adequadamente as redes de pesca gastas, mantendo-as fora do mar. Em uma parceria com a ONG Healthy Seas Initiative, mergulhadores vasculham o fundo do oceano à procura de redes de pesca velhas descartadas, reduzindo cerca de 640.000 toneladas deste material que estão à deriva nos oceanos e que representam uma ameaça constante à vida marinha.

Essa poliamida regenerada é usada para produzir uma ampla gama de produtos têxteis para moda praia, moda esportiva, roupa de banho e tapetes. A Outerknown, uma marca de roupas 100% sustentável, do surfista Kelly Slater em parceria com o renomado designer de moda masculina John Moore, aposta em tecidos diferenciados e inovadores que possam fazer parte de uma cadeia sustentável, como é o caso da coleção Evolution Series, cujas jaquetas e bermudas são produzidas com um tecido especial, vindo de Econyl.

A marca de jeans Levi’s Strauss & Co. já havia introduzido novas tecnologias para diminuir o consumo e reciclagem da água nos processos de tingimento e lavanderia em suas fábricas e incentiva as pessoas a não lavarem com frequência suas peças jeans. Agora fez uma parceria com a Aquafil, em que o Econyl é incorporado no jeans Levi’s 522 masculino, com uma composição de 61% algodão, 38% poliamida (Econyl) e 1% elastano.

Aquafil, agradecemos o dispêndio em tecnologia. Sabemos que custa dinheiro investir em pesquisas, mas é um bem necessário!

Outerknown e Levi’s, agradecemos a participação!

Vai, mundo!

 

@_desencadeia