De acordo com a Global Footprint Network, organização internacional pioneira no cálculo da Pegada Ecológica, foi em 29 de julho de 2019 que a humanidade esgotou os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em 2019.
O Dia da Sobrecarga da Terra marca a data a partir da qual o consumo de recursos naturais ultrapassa a capacidade de regeneração dos ecossistemas para esse ano. Nos últimos 20 anos, essa data já se antecipou 3 meses, quando, neste ano, tivemos o tempo mais curto já registrado desde que o planeta entrou em déficit ecológico no início dos anos 70. Em outras palavras, atualmente, a humanidade usa os recursos equivalentes de 1,75 planetas Terra.
Para determinar a data do Dia da Sobrecarga da Terra para cada ano, a Global Footprint Network calcula o número de dias desse ano para que a biocapacidade do planeta (quantidade de recursos ecológicos que a Terra é capaz de gerar naquele ano) seja suficiente para suportar a Pegada Ecológica da humanidade. A Pegada Ecológica contabiliza toda a área biologicamente produtiva necessária para suportar as necessidades de um indivíduo ou a população de uma dada região em termos de alimentação, fibras, produtos florestais, sequestração de carbono e área para infraestruturas. Assim, o Dia da Sobrecarga da Terra é calculado dividindo a biocapacidade do planeta pela Pegada Ecológica da humanidade (demanda da humanidade para aquele ano) e multiplicando por 365 o número de dias em um ano. O restante do ano corresponde ao overshoot global.
Estamos esgotando o capital natural do nosso planeta, comprometendo ainda mais a capacidade regenerativa no futuro. Os custos deste excesso tornam-se cada vez mais evidentes em todo o mundo, sob a forma de desflorestação, erosão dos solos, perda de biodiversidade e acumulação de dióxido de carbono na atmosfera, levando a alterações climáticas e a secas, incêndios e furacões cada vez mais graves e violentos.
E o nosso impacto degenerativo continua crescendo. A maneira como consumimos e o que consumimos está completamente ligada aos impactos negativos que o planeta vem sofrendo. Precisamos desfazer o dano que fizemos onde isso ainda é possível (para dezenas de milhares de espécies que levamos à extinção por nossas ações, já é tarde demais!). Precisamos de diversas culturas regenerativas em todos os lugares.
Como podemos mudar esta data?
Se o Dia da Sobrecarga da Terra fosse adiantado 5 dias todos os anos até 2050, seria possível retornar ao nível em que usávamos os recursos de um só planeta. Existem diferentes maneiras de reduzirmos nosso impacto no mundo, segundo Eloisa Artuso, diretora educacional do Fashion Revolution Brasil e professora de Design Sustentável na Escola São Paulo:
– Atualmente, as emissões de carbono representam 60% da Pegada Ecológica da humanidade. A redução de 50% do componente de carbono da Pegada Ecológica moveria 93 dias, ou seja, mais de 3 meses, e o consumo de 1,7 planeta passaria para 1,2.
– Ao reduzir o uso de carros em 50% em todo o mundo e assumir que um terço serão substituídos por transporte público e o restante por ciclismo e caminhada, seriam ganhos 12 dias.
– Se 50% do consumo de carne for substituído por uma dieta vegetariana, a data se moveria 5 dias.
– Se cada 2 famílias do mundo tivessem 1 filho a menos, se moveriam 30 dias até 2050.
– Se o desperdício de comida no mundo fosse reduzido pela metade, se moveriam 11 dias.
Pesquisadores da Global Footprint Network e da Schneider Electric estimaram que, caso fossem implementadas diversas tecnologias atualmente disponíveis em edifícios, processos industriais e na produção elétrica, a data poderia ser movida por, pelo menos, 21 dias, sem qualquer perda de produtividade ou conforto.
Segundo Daniel Christian Wahl, autor do livro “Designing Regenerative Cultures”, uma pequena proporção da humanidade (os 15% mais ricos da população mundial, por renda e riqueza) tem causado a maior parte do dano, enquanto toda a humanidade sofre as consequências. Seguindo alguns passos na Global Rich List, podemos ter mais claro quais países são os maiores contribuintes para estes danos.
O “Earth Overshoot Day” (Dia da Sobrecarga da Terra) tem se movimentado para ser cada vez mais cedo a cada ano. Ou seja, estamos piorando as coisas a cada ano ao invés de restaurar as funções saudáveis dos ecossistemas e criar diversas culturas regenerativas em todos os lugares.
É hora de construir um movimento global para “mover a data” e acabar com a sobrecarga! Se você quiser se envolver em uma campanha global para compartilhar soluções sobre como #MoveTheDate, a Global Footprint Network acaba de tornar isso possível. Confira o mapa aqui.
Clicando aqui, você pode calcular uma estimativa aproximada da sua própria pegada ecológica. O resultado pode ser assustador, mas incentivador ao mesmo tempo!
Vai, mundo!
@_desencadeia