RASTRO 4º ANO MATUTINO
Quando as crianças me viram abrindo o mapa das estações de metrô da cidade de São Paulo, perguntaram: “Nós vamos andar de metrô?”. A animação começou antes mesmo do passeio. Escolhemos, para esse primeiro Rastro do segundo semestre, um passeio a pé pelo Centro da cidade. Muitxs estudantes conhecem a cidade pelo vidro do carro, num ir e vir constante em que pouco conseguem parar e andar pé ante pé pelas nossas ruas.
Nosso passeio foi iniciado com o embarque na estação Vila Madalena, pegamos uma baldeação e seguimos viagem até a Sé. Lá, o encantamento começou com a vista da Catedral da Sé. Olhos para cima observando a arquitetura, estátuas… Um estudante comparou uma das janelas redondas com a mandala! A partir do estudo de circunferência em Espaço e forma, vimos e produzimos mandalas nas aulas de matemáticas.
Seguimos para o Marco Zero, um totem de forma hexagonal em que cada lateral marca a direção de seis importantes cidades brasileiras. Xs estudantes ficaram encantadxs com o desenho no chão da rosa dos ventos!
Continuamos nossa caminhada para o Solar da Marquesa de Santos, onde entramos e nos deparamos com a antiga construção e uma enorme banheira usada por ela! Depois fomos tomar nosso lanche no Centro Aberto, um espaço que promove um novo uso do espaço público. Sentados à sombra, pudemos recompor as energias para continuar nossa caminhada até o Theatro Municipal. Para chegar lá, passamos pelo “Monumento a Carlos Gomes”. A fonte estava ligada e todxs chegaram bem perto para se refrescar da andança!
De lá, fomos para a estação Anhangabaú, onde retornamos até a Barra Funda. As crianças voltaram do passeio bem animadas e muito interessadas em voltar e rever espaços como exposições na Caixa Cultural, Theatro Municipal e CCBB!
Andrea Pires Magnanelli, Sofia F. Alves e Filippe Dotte