EX-TILO

NOSSAS EX-TILOS GANHANDO O MUNDO

By June 3, 2016 February 16th, 2019 No Comments

A Estilo é composta de muitos tempos… Tempos passados e tempo presente. Por aqui, se misturam e formam passagens, caminhos abertos repletos de idas e vindas. Formamos, em coletivo, muitas pegadas, marcas e inspirações que nos chegam por aqueles e aquelas que vivem a Estilo agora e por aqueles e aquelas que, um dia, passaram por aqui. Por isso, dizemos que escutar e dar vozes às ideias de cada criança, seus pensamentos, suas disponibilidades, suas colocações, é o que nos fazem presentes em suas autênticas ações/construções no tempo… Por isso, também dizemos que nosso currículo não é apenas uma representação teórica consistente, mas está aberto a múltiplas marcas. O nosso currículo tem, portanto, a cara de cada um dos nossos estudantes e das nossas estudantes!

Na prática, é a partir do espaço que chamamos de “Ex-tilo” que podemos fazer valer narrativas plurais. Desta vez, convidamos a Clara Pires – ex-estudante da Estilo (de 2005 a 2012) e estudante atual do 8º Ano do Ensino Fundamental II – para conversar sobre um tema de seu interesse com o 5º Ano. Clara tem estudado a Pirâmide alimentar e foi esse o assunto escolhido por ela para a aula que preparou.

O encontro, aqui na Estilo, foi muito interessante para todas e todos que estiveram envolvidos. Ver nossas antigas e antigos estudantes ganhando mundo, se preparando para oferecer àquelas e àqueles com quem compartilham a experiência de terem caminhado por todo o Ensino Fundamental I numa mesma escola – que, nesses momentos, se desdobra em tantos outros afetos – é uma experiência intensa para nós. Clara pode contar ao 5o Ano um pouco da sua experiência ao iniciar o Ensino Fundamental II em uma nova escola, experiência da qual se aproximam essas e esses nossos estudantes. Fizemos uma Roda de conversa e Clara foi contando um pouco de si e também de algumas amigas e alguns amigos com quem manteve contato: como foram as novas amizades, as professoras, os professores e atividades curriculares, como acontecem as avaliações, como eles foram traçando seus caminhos nesses novos territórios-escola.

Depois partimos para a aula: munida de suas anotações, Clara explicava o assunto, seus principais conceitos, fazia anotações na lousa e pedia a contribuição das estudantes e dos estudantes nesse seu exercício brincante de ensinar como as professoras e os professores escolares fazem. Ao final das explicações e conversas, nos contou que havia preparado uma avaliação sobre o conteúdo apresentado: algumas questões de testes e outras dissertativas. Quando todas e todos responderam, ela explicou como seria feita a avaliação, corrigiu cuidadosamente cada uma e anotou devolutivas pessoais sobre o desempenho de cada uma e cada um dos estudantes, que as recebiam orgulhosas e orgulhosos!

Assim construímos espaços-potências, espaços-afetos, sem fronteiras, espaços ENTRE. Entre escolas, entre estudantes, entre experiências, espaços do imprevisível, espaços de ENCONTRO!

Uma voz – Ferreira Gullar

Sua voz quando ela canta
me lembra um pássaro mas
não um pássaro cantando:
lembra um pássaro voando.

Thais Tallo (Coordenadora Pedagógica do Fundamental da Estilo) e Alice Pecci Jimenez (Professora do 5º Ano)