Rastros

SÍTIO DE PLANTAÇÕES ORGÂNICAS

By September 26, 2016 February 16th, 2019 No Comments

RASTRO 3º ANO MATUTINO

 

Depois de muito estudarmos sobre os diferentes tipos de agriculturas por meio do nosso Tema do terceiro período, “O solo que pisamos”, finalmente chegou o grande dia de colocar o pé na terra! Ou melhor, nas terras de um amigo e uma amiga que nos convidaram para viver uma experiência muito especial!

O Reinaldo, pai do Tom, e a Marli, sua parceira de trabalho, abriram as porteiras de seus sítios para nos mostrar bem de pertinho como tudo funciona nas suas plantações orgânicas.

Logo que chegamos, nos puseram para trabalhar, afinal, faltavam ingredientes importantíssimos para fazer do nosso café-da-manhã o típico “café da fazenda”! Primeiro, fomos tirar leite da vaca Pastora! Em seguida, colhemos os ovos das galinhas caipiras e, por fim, algumas laranjas para o suco.

Tudo pronto! Com o cheirinho do fogão a lenha, comemos bolos, pães, frutas fresquinhas, queijos produzidos no sítio e até uma geleia feita pelo próprio Tom!

Cheios de energia, fomos explorar o sítio, sempre guiados pelo quarteto de cães Crush, Duck, Laura e Bangi! Para chegar aos porcos, passamos por muitas plantações! Foi muito legal ver como nascem, crescem e se desenvolvem as frutas e os vegetais. Passamos por morangos, laranjas, limões, amoras, jabuticabas, romãs… Vimos tantas folhas diferentes que até nos confundimos!

Foi muito legal descobrir que, junto com a abobrinha, nasce uma linda flor amarela! Perceber a diferença entre a couve e a couve-flor! O brócolis! O Espinafre… Conseguimos diferenciar os temperos por meio dos seus aromas! Como a hortelã, o coentro, a salsinha, o orégano… Tinha também cenoura, beterraba e até alcachofra!

Vimos alfaces de muitas espécies, e foi lá que botamos a mão na massa! Primeiro, colhemos diretamente do pé! As sobras de folhas que caíram serviram de alimento para as galinhas, essa hora foi muito divertida! Depois da colheita, como vimos nos estudos, foi o momento de replantar o solo que ficou vazio.

Foi uma experiência e tanto, que, com certeza, vamos levar para sempre. E lá deixamos, em forma de desenhos e escritas, todo o nosso carinho e gratidão por esse momento tão especial!

 

Estudantes do 3º Ano, Luciana B. Baldo e André Kitz