RASTRO GRUPO 5 MATUTINO
Dia de feira
Hoje é sexta-feira
dia de feira
tem banana, mamão
laranja e abacate
chuchu, feijão
farinha e tomate
tem preço bom
tem qualidade
na feira tem
gente nova
e de mais idade
tem boa conversa e alegria
tem de tudo meu senhor
tem de tudo minha senhora
tem vida durante todo o dia
(Úrsula Avner)
Em uma sexta-feira, o Grupo 5 acordou cedo e cheio de ânimo para percorrer os corredores estreitos e repletos de comida da feira do Pacaembu. Rodeados de prédios e comidas prontas, fomos em busca da tradicional feira livre com suas cores, cheiros, sons e conversas.
Chegamos e encontramos apenas seis barracas… Questionamo-nos sobre o que faríamos. E decidimos aproveitar a feira que tínhamos. Compramos as frutas da nossa lista, substituímos a que não encontramos, pechinchamos, aprendemos sobre a arte de escolher frutas docinhas e fizemos amizade com os feirantes que encontramos. Mas os Rastros não acabaram… No caminho de volta, encontramos outra feira! Paramos e começamos uma nova expedição com direito a parada na banca de temperos, papo com o feirante da barraca de frutas, surpresas com tantos bichos diferentes na banca de frutos do mar e desconto na bandeja de tamarindo.
Esse passeio deixou Rastros na cidade e na Estilo. Começou com o registro da lista de compras, passou por ladeiras e, na volta, visitou nosso Ateliê. Desenhamos as frutas tendo como inspiração seus cheiros, cores, texturas e formatos. Criamos tintas com as que usamos para pintar nossas naturezas-mortas. Ah… e como esquecer daquelas frutas desconhecidas que pudemos provar? A atemoia, que é doce até no cheiro, e o tamarindo, com sua cor de terra e textura única. Esse Rastro só terminou quando a última fruta foi comida!
Lara Fernandes Moreira e Franco de Godoy Sciarra