Rastros

PRAÇA DR. OTÁVIO PEREZ VELASCO

By November 7, 2016 February 16th, 2019 No Comments

RASTRO GRUPO 3 MATUTINO

 

Rastejos pelas cidades in-visíveis…

 

Estreamos o rompimento dos muros da Escola! Por muito, navegamos em devaneios falados e sonhados na soleira do nosso Tema, que é cenário de filosofias do visto e não visto. Habitantes do invisível, nossas cidades mapeiam sentimentos, desejos e culturas. Em meio a narrativas inéditas sobre o mundo, surge uma fenda, um respiro na agitação dos múltiplos movimentos incessantes de uma paisagem urbana. Nomeamos de “Passagem Mágica”: embaixo do chão, corre um rio; adentramos pelo caminho encantados pelo transbordamento de águas que entrecortavam o chão cinzento (Será que o rio subiu?). Observamos seu curso imaginando o que estaria a nutrir. Pedregulhos, plantinhas, meteoros, uma vila submersa, nossos calcanhares!

Íamos de uma margem a outra sempre adiante. Nessas beiras, elevavam-se muralhas com incontáveis minúsculas cidadelas, buraquinhos infinitos perdidos no concreto, muito vistosos com plantações em cascatinhas gracejando a verticalização deste, que separa um mundo do outro. Quanta vida neste limiar! Lagartinhas, formigas de muitas etnias, taturanas, mosquinhas… Uma megalópole muito receptiva a tintas e inspirações de um Grupo 3!

Chegamos nessa vereda dispostos a deixar nossa marca, assim como muitos que passaram por ali e pincelaram sua arte estampando os muros paralelos que protegem este espaço solto no tempo. Encontramos um lugar ideal para iniciar a ilustração. Um por um foi preenchendo de figuras humanas um fundo branco enredado, neste instante, pela nossa memória.

Seguimos andarilhando até uma cachoeira bem sonora, escondida pelo chão, visível apenas por um baixo retângulo. Encurvados, nos amontoamos para ver, mais uma vez, o invisível. Rastros de peixes acompanharam-nos até o fim da passagem, onde encontramos um imenso portal com uma escadaria que nos levou a uma clareira verdejante. Nela, celebramos a liberdade do olhar, a poesia que vivenciamos com todos os sentidos, as novas filosofias e amadurecimentos.

Um convite aos vãos…

 

Raquel Lima Paiva, Heloisa M. Lima e Priscila C. S. Silva