RASTRO GRUPO 4 VESPERTINO
Foi uma semana bem movimentada, cheia de expectativas, com combinados e ideias de como seria mais essa saída da Escola, até que, finalmente, chegou a sexta-feira! Era o dia do nosso “Rastro” para a Praça Roosevelt, no centro da Cidade, pois lá acontecia a Virada Educação. As crianças estavam animadíssimas, e o trajeto até nosso destino já foi uma festa: conversamos, cantamos e (re)conhecemos alguns pontos do caminho.
A Virada Educação é um lindo evento que entende que o aprender e o ensinar estão espalhados por todos os lugares da cidade, que ocupa bibliotecas, escolas, teatros e, principalmente, as ruas, buscando provocar questionamentos e conexões. Chegamos e já fomos recepcionados com sorrisos, olhares e bolas de sabão gigantes. Logo ouvimos os batuques e cantorias dos Cortejos que estavam chegando, eram as crianças, professoras e professores de várias escolas públicas da região, caminhando até ali para um grande encontro.
Músicas, movimento, pessoas, megafone, diversão, grandezas, miudezas, céu, chão, prédios, tudo ali acontecendo, se conectando, coisa linda mesmo! Uma pausa para o lanche, um grande piquenique coletivo, e lá vamos nós para mais diversão e brincadeiras. Fizemos muitas figuras com giz, desenhamos uns aos outros deitados no chão, brincamos de amarelinha (e como brincamos!), estouramos bolhas de sabão, conhecemos um palhaço danado, observamos as artes nos muros e paredes, corremos, pulamos, fizemos amigos novos, UAU, quantas coisas!
No fim da tarde, uma criança do nosso Grupo mostrou um desenho e disse: “Olha que bonito que eu ganhei da amiga da Valeska”. E nós perguntamos: “Quem é Valeska?”. Ela respondeu: “Minha amiga que acabei de conhecer”; “E como chama a amiga dela?”; “Não sei, mas ela é legal!”.
Foi assim! Emocionante, bonito de ver, bonito de sentir, felizes em termos essa oportunidade de poder fazer parte de algo tão importante e necessário. Que as ruas sejam cada vez mais de todas e todos nós! Que a cidade seja cada vez mais das crianças!
Rex, Ricardo M. da Silva, Luana O. Arruda e Filippe Dotte