RASTRO 4º ANO VESPERTINO
O fechamento do 1º Período entrelaçou nossos estudos, pesquisas e discussões com indagações: Como podemos deixar nossas marcas, nossas intervenções para além dos muros da Estilo? Quais são os pensamentos, sensações e saberes sobre a nossa cidade? Como as crianças se relacionam com a cidade? Quais seriam as atuações das nossas crianças como – além de estudantes – cidadãos? Decidimos partir para a ação!
Com nossos stickers e bilhetes do metrô nas mãos, os estudantes e as estudantes do 4º Ano Vespertino seguiram adiante. Entusiasmadas e entusiasmados, descemos as escadas rolantes da estação Vila Madalena, passamos pelas catracas e nos apropriamos dos espaços do vagão. Em movimento, tivemos a oportunidade de compartilhar esta experiência ao som de músicas independentes: cavaquinhos, saxofones e flautas pan deram ritmo e alegria à nossa viagem!
Demos nossos primeiros passos além da estação Bom Retiro e nos encantamos com os monumentos antigos e prédios que resgatam história e recortes dos nossos estudos. Colocamos a mão na massa! As crianças começaram, então, suas colagens: muros, latas de lixo, bancos, postes e outros componentes receberam nossas artes, nossas marcas e nossas cores… receberam, assim, o olhar da infância em relação à identidade e cultura brasileira!
Deparamo-nos com outras intencionalidades de intervenções artísticas embaixo do Viaduto do Chá: uma banda de idosos compondo sons instrumentais! Com apreciação, respeito e interesse, desfrutamos desse som e aproveitamos para intervir com nossos stickers nas paredes próximas.
Recuperamos nossas energias tomando lanche na Praça das Artes, mais uma vez com a presença de músicas: um violoncelista marcou ainda mais nossas explorações!
E, assim, as crianças ampliaram seus repertórios como estudantes, contribuindo na ação das nossas intervenções artísticas para ampliar e aproximar suas relações com a cidade na qual convivem!
Luca N. Vernalha, Júlia S. Zimmermann e Filippe Dotte