Estilo Lixo Zero

POR UMA VIDA DE MÍNIMOS

By October 19, 2018 May 19th, 2019 No Comments

Você sabe o que é minimalismo? É um comportamento ligado ao consumo consciente que torna pessoas mais importantes que as coisas que elas têm. Para entender melhor, assista ao documentário Minimalism: A Documentary About the Important Things (Minimalismo: um documentário sobre as coisas que importam, em tradução livre), disponível na Netflix. A produção tem como protagonistas Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, amigos de infância que trabalhavam juntos (entre 70 a 80 horas semanais) e que, ao chegarem no topo da carreira (ganhando 50 mil dólares por ano), se viram em um cotidiano  que se resumia a frustração, ansiedade, solidão, estresse, medo e, sobretudo, consumo.

No documentário, eles mostram como o minimalismo transformou a vida deles e conversam com pessoas das mais diversas áreas (jornalistas, um ex-corretor de Wall Street, empresários, artistas, entre outros) que também acreditam que bens materiais por si só não trazem felicidade e defendem a lógica do menos é mais. É válido ressaltar que o minimalismo não critica a prática do consumo, mas o consumo exacerbado, sem freios. A questão não é se livrar de todos os nossos bens materiais e se mudar para as montanhas, mas romper com o excesso, com tudo aquilo que compramos apenas por comprar e que não tem qualquer sentido prático nas nossas vidas. “O consumismo não é o problema – o consumo compulsivo é o problema. Todos precisamos de algumas coisas materiais, mas os minimalistas valorizam na verdade mais as suas posses porque apenas têm coisas que dão valor às suas vidas”, explica Joshua Millburn.

Ele exemplifica que prefere ter um moletom de qualidade a manter um guarda-roupa cheio de moletons que não usa. O problema está no consumo pelo consumo, que, muita vezes, está ligado a questões de ordem pessoal, como autoestima, status, preenchimento de um vazio existencial (Freud explica!). Quando pensamos no nosso lixo, a gente dificilmente analisa toda a cadeia que vem antes do momento do descarte. É chegada a hora de pensarmos no que está por trás do nosso consumismo.

 

Aqui na Estilo, começamos a adotar o minimalismo a partir do questionamento da real necessidade de alguns objetos utilizados no dia a dia da escola. Afinal, a praticidade que alguns materiais nos oferecem custa caro para o meio ambiente e é importante provocar uma reflexão coletiva que nos mostre o quanto é necessário reaproveitar aquilo que não utilizamos para evitar um ciclo infinito de consumo: compra, usa e descarta, compra de novo.  

Nesse sentido, incentivamos a circulação de materiais já existentes para a realização das atividades e reduzimos o consumo de plástico, tanto nas atividades educacionais, quanto nas ações administrativas. Além disso, pedimos aos familiares que contribuam com materiais como caixas de papelão desmontadas, potes de vidro (de conservas, leite de coco, geleia, molho de tomate), bandejas de isopor e plástico bolha, entre outros. Itens que seriam descartados, mas que, aqui na escola, ganham novas funções e significados, conforme já falamos em um outro post aqui no blog.

Também retiramos o copo plástico do nosso cotidiano e convidamos os familiares a trazerem o próprio copo para as reuniões na escola. Quando decidimos tirar os copos descartáveis do nosso cotidiano, não o fizemos somente porque os mesmos poluem o meio ambiente, mas porque queremos provocar uma mudança para além dos nossos muros.

Afinal, o que se pratica aqui na escola pode ser replicado em qualquer lugar. O copo comprado para a reunião aqui na Estilo pode ser utilizado em outros contextos (no trabalho, em casa, na casa de amigas e amigos), tornando-nos mais conscientes das nossas responsabilidades e criando uma cadeia mais saudável e menos utilitária para todos e todas. Pensar no que (e para que) consumimos significa transformar nosso modo de viver. Vamos juntas e juntos nesta reflexão?

 

 

Sigam-nos em nossas redes sociais!
#EstiloLixoZero #Seculo21 #EducacaoInovadora
Instagram: @estilodeaprender
Facebook: www.facebook.com/escolaestilodeaprender
YouTube: www.youtube.com/user/estilodeaprender