Passeios

BIENAL

By October 23, 2018 February 16th, 2019 No Comments

PASSEIO 2º ANO VESPERTINO

 

Nosso passeio ao parque do Ibirapuera nos levou a uma exposição muito importante para a nossa cidade. Lá, já havíamos estado (no primeiro semestre) quando visitamos o Museu Afro! Desta vez, chegamos ao parque com outro olhar: fomos multiplicar visões e refletir sobre as obras contemporâneas ali entregues temporariamente. Chegamos, então, à 33ª Bienal de Artes de São Paulo!

Para efeito de contextualização, antes de irmos, conversamos sobre o significado da palavra “Bienal”, exploramos em nossas ideias quais Bienais já havíamos visitado e, juntos e juntas, pesquisamos também a origem desse evento tão importante!

Lá, experienciamos a diversidade de trabalhos, cores, texturas, esculturas, instalações e movimentos apresentados por diferentes artistas. Para as crianças, foi um desafio importante escolher e dedicar atenção àquelas obras com as quais mais se identificaram. Em muitos momentos, fizemos, no coletivo ou em pequenos grupos, o movimento pausar o corpo, atentar-se para a obra e, ao final da observação, estabelecer trânsitos de ideias e conversas sobre o visualizado. Como o nosso corpo se comporta e se transforma no silêncio da observação de uma obra de arte? Como fazemos para dedicar nosso tempo no espaço do museu? Essas foram algumas questões que levantamos entre nós nesse passeio.

Uma proposta desafiadora, mas que provocou muitos aprendizados às crianças-espectadoras no que se refere perceber e sentir tantas expressividades simultâneas ao redor. As estudantes e os estudantes do 2º Ano, nesse dia, aumentaram o repertório artístico, relacional e questionaram como se organizar no tempo-espaço que habita um museu!

 

Carol, Manô e Thais