PASSEIO 1º ANO MATUTINO
Familiares do primeiro ano da manhã! Queremos dividir com as minhas palavras que ilustram um pouco do que vivemos no dia oito de novembro.
Já explorado, o longo do segundo semestre, o Tema “O fundo do mar” como as coletivas e os olhares. Pensando sobre os mistérios deste habitat que ainda tem um ser explorado, alguns animais que transitam pelos mares, os lixos que têm poluído como as praias e prejudicam a vida nesse ambiente. Tem sido uma experiência rica e de aprofundamentos.
No dia anterior ao passeio, enviados com as crianças em uma grande roda para conversar sobre a experiência de sairmos para um museu localizado na Universidade de São Paulo! Dialogamos sobre o que é uma universidade, um centro de estudos e pesquisas, e como descobertas que são poderosas.
Aconselha-se a seguir e sai em direção à USP. Através das janelas do ônibus, como as crianças observam o caminho e o espaço em que se encontram: grandes prédios, bosques com mata e muitos carros!
Chegando ao Instituto de Oceanografia, pudemos explorar seu entorno, mexemos em um buquê de uma baleia que fica na entrada do museu, pegamos um globo terrestre gigante e até colocamos as mãos dentro de um aquário! Gabriela, uma das educadoras, formou um círculo com as crianças e os nossos animais animais marinhos empalhados! Muita curiosidade por parte do nosso Grupo – perguntas e anseios por levantamentos sobre a vida das tartarugas marinhas e sobre os dentes dos tubarões, que renascem durante toda a sua vida!
Nossa base foi uma sala escura, onde foi feita uma enorme amostra, foram projetadas imagens do globo terrestre e de outros planetas. Sentam-se nas arquibancadas e ouvem a história do planeta Terra, a formação dos continentes e a importância da água para manutenção da vida humana e animal.
No final da nossa experiência, em um clima descontraído, tomamos uma lanche no gramado, em frente ao Instituto de Oceanografia.