Passeios

MUSEU OCEANOGRÁFICO

By November 8, 2018 May 21st, 2019 No Comments

PASSEIO 1º ANO MATUTINO

 

Familiares do primeiro ano da manhã! Queremos dividir com as minhas palavras que ilustram um pouco do que vivemos no dia oito de novembro.

Já explorado, o longo do segundo semestre, o Tema “O fundo do mar” como as coletivas e os olhares. Pensando sobre os mistérios deste habitat que ainda tem um ser explorado, alguns animais que transitam pelos mares, os lixos que têm poluído como as praias e prejudicam a vida nesse ambiente. Tem sido uma experiência rica e de aprofundamentos.

No dia anterior ao passeio, enviados com as crianças em uma grande roda para conversar sobre a experiência de sairmos para um museu localizado na Universidade de São Paulo! Dialogamos sobre o que é uma universidade, um centro de estudos e pesquisas, e como descobertas que são poderosas.

Aconselha-se a seguir e sai em direção à USP. Através das janelas do ônibus, como as crianças observam o caminho e o espaço em que se encontram: grandes prédios, bosques com mata e muitos carros!

Chegando ao Instituto de Oceanografia, pudemos explorar seu entorno, mexemos em um buquê de uma baleia que fica na entrada do museu, pegamos um globo terrestre gigante e até colocamos as mãos dentro de um aquário! Gabriela, uma das educadoras, formou um círculo com as crianças e os nossos animais animais marinhos empalhados! Muita curiosidade por parte do nosso Grupo – perguntas e anseios por levantamentos sobre a vida das tartarugas marinhas e sobre os dentes dos tubarões, que renascem durante toda a sua vida!

Nossa base foi uma sala escura, onde foi feita uma enorme amostra, foram projetadas imagens do globo terrestre e de outros planetas. Sentam-se nas arquibancadas e ouvem a história do planeta Terra, a formação dos continentes e a importância da água para manutenção da vida humana e animal.

No final da nossa experiência, em um clima descontraído, tomamos uma lanche no gramado, em frente ao Instituto de Oceanografia.