RASTRO DO GRUPO 4 MATUTINO AO SÍTIO COPAÍBA
“Quem acha que a hora que a gente foi pro sítio a gente tava em outro mundo?”
Na quarta-feira, dia 14/12, fomos para “outro mundo”, para o Sítio Copaíba, em Joanópolis. Sítio de Renata Americano e Marcelo Mig, que, há mais de 30 anos, fazem um reflorestamento lá.
Foi uma grande aventura! Duas horas e meia de ida e uma grande expectativa: “Tá chegando?”; “Eu vi uma floresta lá, é a do sítio, né?”; “Eu já vi a sua casa!”.
Ao chegarmos, fomos muito bem acolhidos e acolhidas, tomamos um lanche e nos preparamos para uma trilha na mata com o plantador. Quem também nos recebeu foram os macacos sauás com seus gritos. Infelizmente, não conseguimos enconcontrá-los, só escutá-los bem pertinho! Na trilha, Mig nos contou que conhece cada uma das árvores da mata e que cada uma tem uma história. “E qual a história dessa? E dessa?”. Queriam saber as curiosas crianças. Conhecemos a Copaíba, o Pau-Jacaré, o Olho de Cabra, e uma das crianças reconheceu o tronco que tinha visto em nossos livros, que descobrimos ser do Guapuruvu. Passeamos na beira da represa e, durante toda a nossa trilha, fomos acompanhados e acompanhadas pelos cachorros Pisc e Migo, uma que ama buscar a bolinha que as crianças jogavam e um que ama carinho. Almoçamos quase três pratos de nhoque cada um e cada uma e, depois, brigadeiro! Brincamos nas gangorras, casinha na árvore, escorregador e, para terminar a visita, andamos na caçamba da tobada (um minitrator)!!!
Foi muito especial. Voltamos capotados e capotadas no ônibus, sonhando com esse “outro mundo” e com tudo de especial que vivemos nesse dia.