Desencadeia

O FUTURO ESTÁ NA CONSCIÊNCIA

By December 23, 2022 September 11th, 2024 No Comments

Nessa época do ano, em muitos lugares do mundo, como aqui no Brasil, passamos por um período em que o consumo chega a níveis extremos, a ponto de se medir a economia pelo volume de vendas comparando-o a anos anteriores. E comemorar o resultado, sempre que positivo 🙁

A publicidade e as marcas já, há muito tempo, conseguiram deixar para trás o verdadeiro sentido da proposta das datas comemorativas e substituí-lo por algo simplesmente comercial. Isso acontece em diversos outros momentos como dias dos pais, das mães, das crianças, dia dos namorados. Nem entraremos no estrago que faz a Black Friday, né? Vale um post só para esse dia!

O que fazer além de compras nessa época?

Estar presente, cuidar do próximo, agradecer, mandar uma mensagem podem ser mais significativos e verdadeiros do que comprar algo e entregar à pessoa. E, se achar que seja mesmo necessário presentear, mantenha relações sustentáveis, presenteie com algo seu, que lhe tem valor, faça você mesmo, e sempre prefira negócios locais, com produções responsáveis e éticas! Ah! Dá para ser criativo também no embrulho!! Não precisamos de embalagem em cima de embalagem! #NatalSemLixo
 
Nós, como consumidores, temos um grande poder em mãos na hora de comprar um produto. Podemos exigir de empresas que garantam relações justas de trabalho, respeitem a saúde humana e animal e o meio ambiente, sendo consumidores conscientes!
 
O consumidor consciente reflete sobre os seus hábitos de consumo e está atento à real necessidade do que consome. Busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas de consumo. A pergunta “Preciso realmente comprar isso?” está presente no seu dia a dia e é decisiva para evitar o consumo imediatista, que busca apenas a satisfação rápida.
 
Podemos praticar o consumo consciente por meio de gestos simples no dia a dia, como definir as características que precisamos no produto, escolher o fabricante considerando sua responsabilidade socioambiental na produção, fazer um uso otimizado do produto para que ele tenha uma vida útil mais longa e, por fim, definir uma forma de descarte adequada. Considerar o preço deve ser uma questão secundária.
 
É preciso também que o consumidor consciente cobre, enquanto cidadão, governos e marcas a fortalecerem leis que regulamentem os processos de produção e as substâncias permitidas nos itens de uso diário.

Situação do consumo mundial

Cerca de somente 20% da população mundial concentra o consumo de 80% de todos os produtos e serviços do planeta, segundo o Instituto Akatu, que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o tema. E, a cada ano, entram mais de 150 milhões de novos consumidores no mercado. Nos próximos 20 anos, estima-se que teremos três bilhões de pessoas desperdiçando alimentos, usando mais água no banho e comprando mais produtos em lojas físicas e virtuais…
 
As mudanças climáticas ou a questão dos lixões que se acumulam pelo mundo são as consequências desse modelo desastroso e mostram que temos de agir e mudar nossos hábitos de consumo. A obsolescência programada e o empenho da publicidade são o oposto do consumo consciente, por isso, devemos tomar muito cuidado para não cair nessas armadilhas.

Dia do Consumo Consciente no Brasil

No Brasil, o Ministério do Meio Ambiente criou, em 2009, o Dia do Consumo Consciente, que acontece em 15 de outubro. O objetivo é despertar a consciência dos cidadãos para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos resultantes dos padrões de produção e consumo insustentáveis praticados atualmente. Busca também alertar para o fato de que um produto ou serviço deve minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, diminuir a emissão de poluentes e a geração de resíduos.

Consumidor consciente na prática

Antes de comprar, faça a si mesmo as 6 perguntas do consumo consciente:
Por que comprar?
O que comprar?
Como comprar?
De quem comprar?
Como usar?
Como descartar?

Assista!

Como inspiração, assistam ao vídeo “A história da mudança”, da série Story of Stuff, criada por Annie Leonard.

Vale também assistir ao documentário “Minimalismo”, de Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, em que pessoas que acreditam que bens materiais não trazem felicidade são entrevistadas e aborda a questão: menos é mais? Disponível na Netflix

 

O consumo consciente é um estilo de vida que garante a sustentabilidade da vida no planeta, em que o consumidor torna-se um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e a ideia do supérfluo passa a ser coisa do passado.
 
Pratique o consumo consciente em pequenas e grandes compras, no supermercado, na farmácia, nas lojas de roupa e de tecnologia, na internet. Temos de ter consciência de que o produto que temos em mãos é de nossa responsabilidade. Temos de pensar bem como o usaremos, como podemos aumentar sua vida útil e como o descartaremos, se for o caso.
 
Pequenos gestos praticados por um número muito grande de pessoas geram grandes transformações!
Vai, mundo!