RASTRO DO 2º ANO VESPERTINO À PRAÇA DA SÉ
Estávamos muito animados e animadas para este dia: nosso Rastro ao centro da Cidade de São Paulo! Entramos no micro-ônibus com grande expectativa da chegada na Praça da Sé. Depois de algum tempo, desembarcamos em nosso destino e já fomos (re)conhecer o Marco Zero. Chegamos perto, vimos de lado, de cima, de longe, observamos o mapa, relembramos nossas conversas em sala de aula, novas perguntas e hipóteses surgiram, foi muito legal!
Em seguida, observamos a fachada da Catedral da Sé e depois entramos pela porta principal. Observações e curiosidades também aconteceram, andamos pelas laterais da igreja, olhando as paredes, o teto, os móveis, as artes… ouvimos e vimos um grupo ensaiando alguns cânticos, fomos até a entrada da Cripta, chegamos perto do púlpito e, depois de algum tempo, saímos por outra porta. Caminhando, atravessamos a Praça da Sé, observando o lugar, as palmeiras imperiais, as construções, as pessoas, os movimentos, até chegarmos ao próximo local.
No complexo histórico do Pateo do Collegio, também observamos tudo por lá, conversamos sobre o começo da cidade de São Paulo, a importância de preservar as memórias, sobre os monumentos, sobre passado e presente, depois seguimos nosso caminho. A próxima parada foi o Centro Cultural Banco do Brasil, onde pudemos conhecer, observar a arquitetura, brincar e até deitar no chão deste lugar incrível! Lá, também conversamos (a gente gosta muito de conversar, contar, perguntar, descobrir…) e aproveitamos para ir ao banheiro.
Depois, continuamos caminhando, aproveitando sempre para observar a cidade e perceber suas características, detalhes, acontecimentos, entre outras coisas. Chegamos na Praça Antonio Prado (antigamente conhecida como Largo do Rosário) e fomos conversar com a estátua do Zumbi dos Palmares. Olhamos, chegamos perto, novamente relembramos os nossos estudos em sala de aula, observamos, sentimos com o corpo, sentimos com o coração, nos conectamos com ele e com sua história. Foi incrível, foi importante, foi necessário, foi lindo!
Ainda por ali, ao lado de Zumbi, tomamos nosso lanche enquanto continuávamos observando a cidade e toda a sua diversidade. Após recarregar as energias, seguimos para mais um local: o Rio Anhangabaú.
Infelizmente, não pudemos ver o rio, pois ele está sufocado pelas construções, pela cidade, pelo ser humano… Conversamos sobre isso, novamente nos reconectamos com estudos e pesquisas já feitas na Escola, observamos a dimensão do Vale do Anhangabaú, vimos o Viaduto do Chá, o prédio dos Correios, as montagens das estruturas para a Virada Cultural e, depois de tudo isso, aproveitamos para brincar pulando corda. Foi demais!
Já era quase final da tarde, embarcamos novamente no micro-ônibus para voltarmos à Estilo de Aprender. Foi um Rastro muito, muito bacana e também muito significativo! Aproveitamos bastante as possibilidades de estar presente no centro de São Paulo, com todas as suas realidades e contextos.
Obrigado, crianças queridas do 2ºAnoV, Luiz, Dea e Marcelão, foi ótimo compartilhar os caminhos da cidade com vocês!
Abraços do professor Rex e da professora Keylla