Rastros

À PROCURA DO TIBURTINO

By November 21, 2024 December 12th, 2024 No Comments

RASTRO DO 2º ANO MATUTINO À

PROCURA DO TIBURTINO

 

Neste dia, descobrimos inúmeras pistas de um ser-rio vivo embaixo dos nossos pés, pertinho de nós. Caminhamos junto ao córrego Tiburtino, nos arredores da nossa Escola, acompanhando no meio-fio a água limpa que brota das nascentes. Descobrimos o musgo como um indicador de limpeza da água, conhecemos uma vizinha que tem duas nascentes dentro de casa e ouvimos a voz do rio em silêncio.
Ao chegarmos na Praça Octávio Perez Velasco, Luiz rastelou as folhas com o pé e revelou um grafite que dizia: “Aqui passa o rio Tiburtino”, marca deixada pelos estudos do 4º Ano Vespertino. “Nossa, isso foi muito inspirador”, comentou Luísa.
E, assim, descemos a Viela procurando mais pistas do córrego-oculto-agora-não-mais-oculto, até o barulho aumentar consideravelmente e ouvirmos uma imensa queda, como uma cachoeira, uma força da natureza!
Andando poucos metros, percebemos uma mudança considerável na cor e no cheiro da água, suspeitamos que alguns canos levavam diretamente o esgoto para o ser-rio, dando-lhe, assim, triste destino. Então, conversamos sobre a possibilidade de criação de um caminho verde associado à abertura de um trecho do córrego Tiburtino, e Luiz nos mostrou uma imagem recriada por Inteligência Artificial do que pode vir a ser o nosso ser-rio. Provocados e inspirados, retornamos à escola com a certeza de que o nosso (re)encontro com o Tiburtino não será o último.