Rastros

COOPERATIVA YOUGREEN

By November 26, 2018 February 16th, 2019 No Comments

RASTRO 4º ANO VESPERTINO

“O verdadeiro destino do homem é ser um planetário”.
Pierre Levy

Múltiplas pesquisas, descobertas, reflexões, registros, olhares e saberes refletem nossos Projéteis referentes ao quarto e último Período deste ano. Nosso Tema – Lixo –, vem enriquecendo e ampliando novas possibilidades e formas de conhecer, lidar, refletir e mudar nossas posturas como cidadãos e cidadãs.

Além de dialogarmos e estabelecermos relações acerca de conceitos como consumismo, desperdício, sustentabilidade, resíduos, lixo orgânico e inorgânico, coleta seletiva, aterro sanitário e muitos outros, juntas e juntos à Cooperativa “YouGreen”, exercemos novas mudanças dentro da sala de aula e da própria Estilo! Recebemos um convite para conhecermos na prática novos destinos de resíduos que são utilizados por nós, da Estilo, e por outras instituições, na própria “YouGreen”!

Fomos recebidos pela Gabi, que nos guiou pelo grande espaço da Cooperativa. As crianças ficaram intrigadas pelo espaço físico do galpão e pela complexidade de processos que conduzem e separam os resíduos para seus futuros destinatários: balanças, prensas, esteiras, sacos para separação de tipos de lixo e, claro, pilhas e mais pilhas de resíduos empilhados que chamaram atenção dos nossos e nossas estudantes.

Participamos, ainda, de uma breve aula expositiva, de modo que as crianças conhecessem mais a respeito da relação da nossa escola com a YouGreen: “O que é a YouGreen?”, “Qual a relação dela com a Estilo de Aprender?”, “Que trabalhos foram/são feitos entre elas?”, “Como utilizar os lixos da coleta seletiva com propriedade?”.

Nossos e nossas estudantes realizaram, então, uma dinâmica: recolher materiais (plásticos, garrafas de vidro, metais, papéis, entre outros) e colocá-los devidamente em seus respectivos coletores a partir dos nomes (plástico, papel, metal, vidro, orgânico) e cores (vermelho, azul, amarelo, verde, marrom). Entusiasmados, cuidadosos e atentos, os estudantes e as estudantes aguçaram suas posturas como cidadãos e cidadãs coletivamente!

Finalizamos nossa visita em roda após tomarmos nosso lanche e realizarmos uma breve e calorosa conversa de fechamento com a Gabi!

 

Luca e Júlia